A Associação Geral do Alphaville, ou simplesmente AG, como é conhecida pelos administradores e moradores do Alphaville Lagoa dos Ingleses, realizou recentemente em Assembleia Geral Extraordinária, a eleição para presidente, vice-presidente e diretores executivos, que vão gerir a instituição pelo período de um ano. Para o cargo de presidente, foi eleito o advogado Thomaz Souza Lima Mattos, morador do Residencial Inconfidentes. Ao assumir o cargo, o novo presidente destacou os desafios que a AG tem diante do crescimento da região, que tem recebido diversos empreendimentos nos últimos anos.
Thomaz Mattos ressalta que , durante os últimos anos, o Alphaville Lagoa dos Ingleses – as primeiras residências e comércios da região surgiram no início dos anos 2000 – foi uma comunidade em crescimento, ou melhor, um embrião que se tornou realmente uma comunidade atualmente próspera e ativa, com todas as suas particularidades e suas vocações. “O Alphaville se mostra hoje uma comunidade vibrante, com todas as nuances de uma de uma cidade planejada e orgairnizada”, destaca.
O bairro Alphaville conta atualmente com cerca de 8.500 moradores e, em função do ritmo atual de crescimento e de todos os empreendimentos que estão sendo elaborados no próprio bairro, a expectativa é que esse número chegue a 16.000 dentro de cinco anos.
A Associação Geral tem atualmente como associados os residenciais Inconfidentes, Real, Árvores, Minas, Flôres, Península dos Pássaros, Costa Laguna, Felice, Lumiére, Mirante do Sol e Town Houses; CSul Urbanismo, Alphaville Centro Comercial, Colégio Batista, Fundação Dom Cabral, empreendimento Navegantes, Hotel Transamérica, Minas Náutico e o posto de combustível Ipiranga.
Segundo o novo presidente da Associação Geral, “ao longo dos últimos 20 anos, a AG sempre buscou uma gestão de maneira sustentável e orgânica de desenvolvimento da nossa comunidade, aprendendo sempre com os desafios que surgiram ao longo destes anos. E essa ideia foi sendo amadurecida por todos os que participaram dessa administração, por todos os associados e por todos os envolvidos no processo de gestão”, lembra.
Para Thomaz Mattos, as pessoas que moram, trabalham ou são proprietárias de alguma empresa que atua na região logo foram entendendo a importância do espírito comunitário para que o Alphaville prosperasse de maneira organizada. “É claro que, como em toda comunidade, os conflitos acontecem e com o Alphaville não foi diferente. A própria expansão, o próprio crescimento, geram problemas e necessidades de ajustes que exigiram muito de todos os envolvidos para encontrar a melhor solução”.
Parceria com a Prefeitura
A Associação Geral de Alphaville também vem trabalhando em parceria com a Prefeitura de Nova Lima para buscar soluções para os problemas que podem ser solucionados de forma conjunta. “Acho que foi sempre um trabalho de sinergia com a municipalidade, no sentido de trabalharmos juntos, mas cada um assumindo a sua responsabilidade. Desenvolvemos diversas obras em conjunto, somando as ferramentas disponíveis de cada um para somar os recursos”, ressalta o presidente.
Com relação ao futuro, Thomaz Mattos ressalta que a AG está bem preparada para os desafios que se apresentam com o crescimento da região, onde estão previstos diversos novos empreendimentos imobiliários, e pretende também investir para se preparar melhor. “Atualmente, estamos bem estruturados, com a nossa sede administrativa dentro da Fundação Dom Cabral, com setores de manutenção e segurança muito eficientes, além do apoio logístico de nossas ambulâncias. Somos referência na questão da segurança e do urbanismo. E buscaremos estar preparados para o empreendimento que vai se tornar o Alphaville”.
Mobilidade
Para finalizar, o presidente destaca que talvez o maior dos desafios seja a questão da mobilidade, que vem sendo bastante discutida dentro e fora da AG, com os associados, com os moradores, no sentido de melhorar cada vez mais, mas sabendo que existem problemas de solução mais difícil nessa área.
“Com avenidas largas, o Alphaville foi desenvolvido pensando nessa Centralidade, que busca oferecer trabalho, moradia, escola e serviços dentro da região. E a tendência é que haja mais centralidades no sentido do crescimento da região. E é importante essas novas centralidades estarem integradas, estarem se comunicando, cada um cuidando de seus espaços, mas se comunicando no sentido de crescer e de melhorar o bem comum”, afirma Thomaz Mattos.
Deixe um comentário