O modelo está equipado com o pacote Outfit, que ressalta ainda mais a esportividade externa com as rodas de liga de 17 polegadas escurecidas e com acabamento diamantado; teto, para-choque, retrovisores, maçanetas e rack de teto na cor preta, além de bancos com revestimento premium.
Andamos no VW Nivus Highline, que passou por uma modernização no visual, ficando mais moderno e esportivo e mais parecido com os modelos europeus da marca. Outro destaque do VW Nivus Highline está na nova central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas, que agora possibilita a conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto motor/câmbio é o conhecido 1.0 turbo com injeção direta de combustível e câmbio automático de seis marchas, que consegue equilibrar bem performance e consumo. Também merece elogios o bom acerto da suspensão. Por outro lado, pelo preço, o acabamento interno poderia ser melhor e a lista de equipamentos mais bem recheada.
Na frente do VW Nivus Highline com o pacote Outfit, destaque para a grade superior mais afilada, “unindo” os novos faróis e as luzes diurnas completamente em LED e a tomada de ar inferior e o para-choque na cor preta. De perfil, o pacote opcional Outfit chama a atenção com as rodas de liga de 17 polegadas escurecidas e com acabamento diamantado, as coberturas dos para-lamas e soleiras, as capas dos retrovisores, o rack de teto e as maçanetas das portas na cor preta. A reestilização do Nivus incluiu uma barra luminosa em LED na traseira, que criou em efeito muito bonito à noite. Também se destacam as lanternas totalmente em LED e o aerofólio de teto e o para-choque na cor preta.
O espaço interno do VW Nivus Highline é um pouco limitado, principalmente no banco traseiro para as pernas dos passageiros de maior estatura. Já o porta-malas tem boa capacidade (de 415 litros) e bom acesso, já que a tampa abre até o teto. Quanto ao acabamento interno, a impressão de qualidade melhorou com o pacote Outfit, que inclui couro sintético azul na forração dos bancos e painel e a parte superior dos encostos dos bancos dianteiros com o nome do pacote opcional. Na versão topo de linha que avaliamos, a Highline, o quadro de instrumentos totalmente digital tem tela de 10,25 polegadas, possibilitando boa visualização pelo motorista de todas as informações.
Destaque também para a central multimídia VW Play Connect, que tem tela sensível de 10,1 polegadas e está mais conectada, com internet embarcada e acesso a diversas funções e serviços remotos por maio do aplicativo “Meu VW”. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do VW Nivus Highline conta com coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e ajuste milimétrico de altura e do encosto do seu banco. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos. No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e saída para o banco traseiro; carregamento de celular por indução e controle adaptativo de velocidade e distância.
A lista de segurança do VW Nivus Highline é boa e inclui seis airbags, frenagem autônoma de emergência, indicador de perda de pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão e sistema de reconhecimento de cansaço e de distração. Assistente de partida em rampa, câmera de ré com imagens de boa resolução e sensores de estacionamento traseiros e dianteiros ajudam o motorista a manobras em espaços reduzidos e a sair de vagas apertadas e em subida. O motor 1.0 de três cilindros turbo consegue proporcionar uma boa performance (a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 10 segundos com etanol), embora exista um “gap” nas respostas ao comando do motorista no acelerador.
Por outro lado, o nível de consumo agrada bastante, com números bem razoáveis. Com etanol no tanque e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de quase 9,0km/l na cidade (com a ajuda do start/stop) e de 11km/l na estrada. Vale destacar a boa afinidade entre o motor 1.0 TSI e o câmbio automático de seis marchas do VW Nivus Highline. A troca manual por meio das “borboletas” junto ao volante deixa a tocada mais prazerosa. Um dos pontos altos do Nivus é, sem dúvida, o bom acerto do sistema de suspensão, que consegue absorver de forma eficiente as imperfeições do piso e segurar bem a carroceria naquelas curvas mais fechadas quando o motorista abusa um pouco.
Deixe um comentário