Diretoria da Associação de Amigos do Bairro (AABB) se reuniu com a Promotora de Justiça de Defesa de Habitação e Urbanismo do MPMG para denunciar os descartes na rede pluvial da bacia, como produtos químicos e dejetos sólidos, que vêm provocando poluição ambiental e mau cheiro na praça.
A diretoria da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) se reuniu com a Promotora de Justiça de Defesa de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Luciana Ribeiro da Fonseca, solicitando ajuda para pôr fim ao lançamento irregular e permanente de águas servidas e de esgoto na bacia da Lagoa Seca. Uma ação que vem sendo denunciada há anos pela entidade, com a advertência de outros descartes na rede pluvial da bacia como produtos químicos e dejetos sólidos de natureza diversa, que vem provocando ao longo dos anos poluição ambiental e mau cheiro no entorno da praça.
Na ocasião, a promotora se comprometeu a chamar para uma reunião os órgãos competentes e expor o problema e buscar uma solução. Os diretores explicaram sobre a importância da bacia da Lagoa Seca para a região, uma vez que ela tem por função ambiental o amortecimento de águas pluviais oriundas de distintas regiões do Belvedere e do Vila da Serra (Nova Lima), para evitar alagamentos e enchentes nas vias e nas redes pluviais que percorrem os bairros próximos.
O presidente da AABB, Ubirajara Pires, explicou que a entidade atua de forma responsável e assídua para garantir a manutenção daquele espaço, realizando a limpeza, paisagismo e cuidado com a fauna, além de promover a segurança e qualidade de vida para a população e visitantes locais. E que há anos busca uma solução junto aos órgãos competentes – Copasa e Prefeitura de Belo Horizonte – para impedir o lançamento clandestino de água suja na rede coletora pluvial dentro da Lagoa Seca.
Importância da Lagoa Seca
Conhecido como “piscinão”, o reservatório da Lagoa Seca tem o papel de atrasar o percurso da água da chuva para o esgoto pluvial, atuando como um controle de enchentes. Esse reservatório urbano tem por função distribuir os escoamentos das águas de chuva no tempo e no espaço, recuperando uma parte da água no solo, e também de integrar-se harmoniosamente ao ambiente do bairro, abrigando dezenas de árvores e rica avifauna.
A Praça Lagoa Seca é considerada o coração verde do Belvedere e o local mais procurado no bairro para prática esportiva, pois propicia qualidade de vida com imensa arborização e uma charmosa calçada de pedra portuguesa, de 750 metros de comprimento e 3 metros de largura, um local utilizado diariamente para atividades físicas de moradores.
Deixe um comentário