Atendendo uma demanda da Associação de Amigos do Belvedere (AABB), o vereador Claudinei Dulim (Avante) marcou uma visita técnica de equipes de vários setores da Prefeitura de Belo Horizonte, no intuito de avaliar as várias demandas apresentadas pelos dirigentes da entidade, em área de contorno da Lagoa Seca. Na ocasião, os técnicos vão percorrer algumas ruas e conhecer alguns dos problemas do bairro. O encontro será realizado do próximo dia 13 de agosto, às 10 horas.
Na pauta de solicitações da AABB estão problemas rotineiros do bairro e que estão esquecidos pela prefeitura, como a remoção de ervas de passarinho em árvores dentro da lagoa e nas laterais das calçadas de algumas ruas. Em alguns pontos, a infestação pela erva-de-passarinho comprometeu a vida de várias espécies plantadas dentro da lagoa. Quem passa pelo local vê frondosos galhos secos tombados, que são de árvores que sofreram interferência do parasita.
A infestação pelo parasita pode ser considerado um fator relevante, pois compromete o formato e a beleza das árvores, interfere potencialmente no vigor das mesmas e, ainda, prolifera-se com facilidade, o que pode comprometer outras espécies na lagoa e no bairro. “Além interferir no vigor das espécies plantadas, a erva de passarinha se prolifera com facilidade e está comprometendo a arborização dentro da Lagoa Seca. Não podemos deixar que as árvores sejam comprometidas com estas plantas parasitas, que comprometem todo o desenvolvimento e vigor da planta. Além disso, é uma demonstração de descaso com o meio ambiente e com o bem público”, explica Ubirajara Pires, presidente da AABB.
Passagem elevatória de pedestres
Além do retorno do serviço de remoção de ervas daninhas, os moradores solicitam a construção de passagem elevatória de pedestres em ruas próximas, pinturas em faixas de sinalização, limpeza, capina e remoção de resíduos da lagoa seca a cada 15 dias, providências com relação à água suja lançada constantemente na bacia da lagoa seca, e também a presença da Guarda Municipal com um policiamento comunitário diário.
Integrantes da BHTrans, SLU, Subsecretaria de Zeladoria Urbana, de Meio Ambiente, da Coordenadoria de Atendimento da Regional Centro-Sul e da Guarda Municipal foram convidados e são esperados pelos moradores.
Deixe um comentário