A diretoria da Associação de Moradores do Bairro Belvedere (AMBB) alega que mudanças no sentido da Avenida Celso Porfírio Machado e da Rua Jornalista Djalma Andrade vão complicar ainda mais a mobilidade no bairro.
Após ser procurada por diversos moradores questionando sobre possíveis mudanças no sentido de vias, notadamente das Avenida Celso Porfírio Machado e da Rua Jornalista Djalma Andrade, a Associação de Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), por intermédio de seu presidente José Eugênio Avelar de Castro, enviou um ofício à presidência da BHTrans solicitando informações sobre tais alterações sem conhecimento da entidade representativa. Segundo informações obtidas informalmente na Subsecretaria de Transporte e Trânsito, as alterações no funcionamento e na estrutura e circulação das vias se darão para atender ao trânsito de veículos de um centro comercial que está sendo construído no bairro Belvedere.
Surpreso com as possíveis mudanças, José Eugênio informou que a implementação de alteração nas vias poderá transformar não somente o sentido único de circulação, mas também a criação de vagas de estacionamento em ângulo de quarenta e cinco graus. “Esse assunto trouxe apreensão aos moradores, especialmente pelo fato de que esta Associação, enquanto legítima dos interesses da comunidade local, não foi formalmente comunidade ou consultada a respeito de qualquer estudo ou proposta relativa às mudanças”, questionou José Eugênio de Castro.
No ofício encaminhado à presidente da BHTrans, Deusuite de Matos Parreira de Assis, ele alerta sobre a importância da Avenida Celso Porfírio Machado para o fluxo diário da região e os impactos potenciais de tais modificações na mobilidade e segurança locais. “Imagina que teremos o trânsito em mão única contornando as duas avenidas, comprometendo principalmente a saída para a BR-356. No momento em que estamos buscando soluções de mobilidade para o bairro, surge uma proposta como essa que irá impactar o tráfego na Avenida Paulo Camilo Penna e até mesmo na Avenida Luiz Paulo Franco”, pondera o presidente da AMBB.
Estudo técnico de impacto
O presidente da AMBB questionou se há algum estudo técnico de impacto na circulação viária e na segurança do trânsito, levando-se em consideração veículos e pedestres. E se esse estudo de viabilidade, caso tenha sido realizado, comprova que a Avenida Celso Porfírio Machado comporta com segurança o estacionamento em 45° em ambos os lados, considerando a necessidade de área de manobra, o fluxo de veículos, a largura da via e a segurança de pedestres.
“Queremos entender como isso está sendo conduzido e também esclarecer todas as nossas dúvidas. Não participamos de nenhum estudo e nem fomos ouvidos sobre essa proposta de alteração nas vias. Queremos uma atenção especial para que tudo seja esclarecido com clareza, proporcionando à comunidade local com transparência e respeito, a oportunidade de participar desse debate e de quaisquer intervenções viárias que venham impactar diretamente a nossa rotina e segurança”, ressaltou José Eugênio Avelar de Castro.
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