Após uma senhora de 67 anos ser assaltada e agredida fisicamente em plena luz do dia em uma rua do bairro, moradores do Belvedere e região estão amedrontados com a onda de delitos e furtos em vias e estabelecimentos comerciais.
Depois da onda de furtos em apartamentos documentados em 2024, os registros de assaltos a pedestres e furtos em estabelecimentos comerciais têm amedrontado os moradores do Belvedere e da região. No último dia 7 de março, um desses delitos comoveu a população a partir das filmagens da câmera de um edifício que flagrou o momento em que uma senhora de 67 anos foi abordada e agredida fisicamente pelo infrator. Moradora da região das casas, a vítima fazia sua caminhada quando foi seguida pela calçada por dois comparsas que brutalmente arrancaram dois cordões de ouro de seu pescoço.
“Não podemos mais sair de nossas casas, muito menos fazer uma caminhada com segurança. Veja bem, um assalto em plena manhã, em uma rua movimentada. A situação está cada dia mais difícil”, ressalta o marido da vítima, abordado durante a realização do Boletim de Ocorrência na Base Móvel da Polícia Militar no bairro. A vítima foi atendida pelos policiais, teve várias lesões no pescoço, ficou bastante assustada e até o momento o suspeito não foi encontrado.
Comércio também reclama
Além de moradores, comerciantes têm a mesma sensação de insegurança. O bairro mais movimentado e as inúmeras opções de acesso têm chamado a atenção de criminosos. ““A situação é temerosa para o comércio e para os moradores e tem causado medo em muitos até mesmo em ações do dia dia. Temos aqui relatos quase semanais de pequenos furtos em praticantes de atividade física e tentativas de assaltos ao comércio. Meu estabelecimento mesmo já foi assaltado três vezes. O bandido sempre tem um comparsa esperando por ele em uma moto, facilitando sua fuga do local”, disse um comerciante de um restaurante da Via Stael Bicalho, que pediu para não ser identificado.
Procurada pelo JORNAL BELVEDERE, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por intermédio do 22º BPM, informou que acompanha todos os fatos policiais que ocorrem no bairro Belvedere. Em nota enviada destacou que “o policiamento será ainda mais reforçado, conforme demanda de análise criminal, para prevenção e repressão ao crime.
Diariamente, a PMMG realiza Operações Blitzes, Operação Presença e Incursões em locais tidos como, de reincidência criminal, bem como ações que objetivem aumentar a visibilidade do policiamento, inibir práticas criminosas e garantir uma maior tranquilidade à sociedade. Além disso, no bairro Belvedere, há uma Patrulha de Operações Policiais (POP 4) que atua de forma estratégica e pontualmente, garantindo resposta rápida a ocorrências e reforçando o patrulhamento na região. A Polícia Militar segue firme no propósito de proteger e servir a população mineira, trabalhando com inteligência, planejamento e dedicação para promover um ambiente mais seguro para todos.”, termina a nota.
Belvedere e Nova Lima
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais informou que os dados e estatísticas de furtos e roubos registrados no mês de fevereiro ainda não foram concluídos. De acordo com a SEJUSP, em 2024 foram registrados 417 casos de criminalidade entre furtos, arrombamentos a estabelecimentos e pedestres na região do bairro Belvedere. Em janeiro deste ano, a polícia registrou 36 ocorrências. Vale destacar que somente vão para as estatísticas de segurança os casos registrados por meio dos boletins de ocorrência.
Em Nova Lima, foram registrados 59 roubos consumados em 2024, sendo que neste ano há registro de nove casos. Segundo informou o Ten. Cel Corrêa Júnior, houve uma redução do número de furtos registrados no Vila da Serra, de 7% do início do ano até agora. Segundo ele, embora a população não tenha esse sentimento, os números mostram uma queda em vários pontos da região. No Vale do Sereno, a redução foi de 27,78% e na Alameda Oscar Niemeyer, o índice nos dois primeiros meses do ano foi 25% menor em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ele credita a redução da criminalidade ao policiamento inteligente e a presença de patrulhas ativas na Alameda Oscar Niemeyer e na trincheira. “Outros pontos importantes são a aproximação da população com a PM e o policiamento preventivo. Além disso, a Polícia Militar tem identificado os autores de furtos e roubos através das câmeras de segurança de condomínios e do Olho Vivo. Não há pontos vulneráveis mais, as câmeras detectam todo o movimento e isso traz mais segurança para a comunidade”, informou. Outro fator que segundo ele está sendo importante é a consciência da população que não tem deixado bens expostos em veículos e outros.
Em breve, a Polícia Militar irá ampliar o contato com a população, ao disponibilizar um link onde todos poderão acessar e, a partir dele, enviar informações de supostos delitos, ocorrências e outros, de forma a melhorar o policiamento na região.
Deixe um comentário