Rede de Atacarejo terá a demanda de energia atendida por usina fotovoltaica em São Gonçalo do Abaeté
A Cemig e o Mart Minas, líder no segmento do Atacarejo de Minas Gerais, assinaram no último dia 13, o contrato de autoprodução de energia. A parceria celebrada pelo acordo no Mercado Livre de Energia vai garantir o arrendamento de parte do parque solar da usina fotovoltaica (UFV) Jusante, no município de São Gonçalo do Abaeté-MG. Essa unidade será responsável pela autoprodução de 20 megawatts de energia renovável, que abastecerá 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas do Dom Atacadista, pertencentes ao grupo e localizadas no Rio de Janeiro.
O acordo foi assinado nesta quarta-feira (13/3) pelo presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, o vice-presidente de Comercialização da companhia, Dimas Costa, e os representantes do Mart Minas, na sede da rede supermercadista, na região Oeste de Belo Horizonte. Dessa forma, o Mart Minas e Dom Atacadista se tornarão os primeiros clientes supermercadistas a operar com autoprodução de energia elétrica.
A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões. Deste total, R$ 108 milhões foram destinados para as duas usinas arrendadas para o Mart Minas e Dom Atacadista. O projeto foi desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig e viabilizado por meio de negociações entre as empresas. A usina produzirá 6MWm de energia, suprindo 33% consumo das unidades do Mart Minas em MG e do Dom no Rio de Janeiro por 20 anos. A planta corresponde a 40 hectares de áreas das duas. Mart Minas 62 lojas e atende 700 cidades em Minas e o Dom 19 lojas no Rio.
“Estamos vivendo o maior plano desenvolvimentista da história de investimento em Minas. Queremos mais empresas trazendo inovação e sucesso para parcerias como esta. Pois, este é um momento único de restar o propósito da Cemig de ser indutora do desenvolvimento sustentável, que através dessa usina vai oferecer a uma empresa mineira a competividade, mais geração de renda, mais emprego e qualidade de vida”, disse Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Cemig.
Para Murilo Martins Amaral, presidente do Grupo Mart Minas, “este é um ganho muito grande. Vamos evitar de emitir 1011 toneladas de CO2 na natureza por ano. Teremos também um ganho no custo da energia e tudo isso será repassado para o consumidor final. Nossa história se iniciou em 2001, em Divinópolis e hoje estamos presentes em vários municípios mineiros, na busca por melhor eficiência”, disse. Ele ressaltou que o momento é de celebrar as vantagens da geração própria no mercado livre de energia, com a sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e a economia financeira, com a certeza de tudo isso irá refletir em ganhos para os clientes da Mart Minas.
A autoprodução é uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, na qual as empresas geram sua própria energia, utilizando fontes renováveis e ecologicamente responsáveis. O modelo promove a independência energética por meio de diversas fontes de energia limpa, como a solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e reduz a dependência de fontes tradicionais, suprindo o abastecimento da empresa, sem que ela precise acionar outros geradores.
Deixe um comentário