O Projeto Plakinhas está identificando os logradouros do bairro, através das crianças, de uma forma muito diferenciada, trabalhando também o conteúdo de cada nomenclatura.
Uma ideia simples que está gerando um projeto grandioso para a população de Água Limpa. Por meio de uma ação conjunta entre a Associação do Bairro Balneário Água Limpa (ABBAL), a Escola Municipal Urcino do Nascimento, a Secretaria de Educação do Município de Nova Lima, a Renascer Reassentamento e Desenvolvimento Urbano e a boa vontade de muitos voluntários, foi criado o projeto que está identificando os logradouros do bairro, através das crianças, de uma forma muito diferenciada, trabalhando também o conteúdo de cada nomenclatura.
O Projeto Plakinhas teve sua motivação quando a ABBAL promoveu através de sua representação junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Lima – COMDIM, uma roda de conversas com representantes da Delegacia da Mulher, Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica, Centro de Referência da Mulher de Nova Lima e Coordenadoria da Mulher. Na ocasião, constatou-se que a maior dificuldade para se conseguir a presença de um efetivo maior da segurança no bairro, era a falta de identificação dos nomes das ruas.
Humberto Moura, presidente da Abbal, explicou que a entidade busca “entender e mensurar as necessidades do bairro e trabalhar para trazer dignidade aos moradores do Balneário Água Limpa. Entendemos que uma simples ação de identificar todas as ruas do bairro, com placas com seus respectivos nomes fará diferença na vida de muitas famílias”, ressalta. Ainda segundo ele, o projeto traz o sentimento de pertencimento com o bairro, um viés de ligação das crianças com a cidadania. “O Plakinhas desperta nas crianças e nos jovens a vontade de valorizar o lugar onde mora, a rua da sua casa”, explicou.
Passeio pelas ruas
O projeto está levando muitos a conhecerem e a fazer um passeio pelas ruas do bairro e dessa forma aprendem o significado de cada nome dado às ruas, sua origem, sua história. Além de levar a sinalização adequada dos logradouros. Uma curiosidade é que na nomenclatura dada às ruas do bairro no mapa de 1953, é possível dar uma volta ao mundo aprendendo o nome de inúmeros países e nacionalidades, conhecer diferentes profissões, personalidade da história, estados e capitais brasileiras e estrelas e planetas.
No Projeto Plakinhas, os alunos da Escola Urcino do Nascimento, em parceria com um atelier mirim criado pelo Abbal, são motivados a fazer desenhos alusivos ao nome da rua. As placas são confeccionadas em policarbonato e após feitas as artes, recebem um verniz especial para que o trabalho não se danifique com o tempo. Até o momento, cerca de 30 placas já foram confeccionadas. O grande desafio, porém, tem sido conseguir um patrocinador para o Plakinhas. Segundo informou o presidente da Abbal, para confeccionar todas as placas são necessários cerca de R$ 8 mil, um valor que a comunidade não dispõe. Qualquer pessoa física ou empresa poderá se tornar um patrocinador do projeto.
Deixe um comentário