Das trilhas da Lagoa dos Ingleses para o mundo do Mountain Bike

O jovem atleta Henrique Ribeiro Bravo é um bom exemplo de como as trilhas existentes na região do Alphaville Lagoa dos Ingleses são um verdadeiro celeiro de grandes ciclistas. O atleta conquistou diversos títulos no Mountain Bike, entre eles o Campeonato Brasileiro de 2020 e, em 2022.

Henrique Ribeiro Bravo mora no Condomínio Town Houses desde que nasceu e, com apenas 17 anos, já é piloto oficial da Specialized (marca norte-americana de bicicletas e equipamentos de ponta) e conquistou diversos títulos no Mountain Bike, entre eles o Campeonato Brasileiro de 2020 e, em 2022, o título de melhor ciclista na classificação geral da Copa Internacional de Mountain Bike.

Henrique Bravo conta que começou muito novo no ciclismo, ainda criança, e que somente nos últimos anos começou a levar o esporte mais a sério. “Comecei a levar o ciclismo mais a sério há uns quatro anos e meio, quase cinco anos. Já pedalava desde criança e pratiquei diversos esportes, como natação, futebol, judô e capoeira, a maioria no Minas Náutico. Mas quando comecei a pedalar, senti que era o esporte que queria”.

O jovem atleta ressalta que as trilhas do Alphaville o ajudaram muito, mas lembra que começou no Retiro das Pedras, na escolinha de bike chamada Giga Bike. Nas férias, Henrique queria continuar pedalando e marcava aulas com todos os professores. Nessa época, ele conheceu Leandro Mendes, que é instrutor de Mountain Bike, proprietário do SBR Café (uma cafeteria que reúne os ciclistas antes e depois de um pedal) e uma espécie de guru da turma das bikes. “Comecei a pedalar com ele numa das trilhas mais famosas, a Milk Shake. Assim, fui melhorando e conseguindo pedalar em trilhas mais difíceis”, recorda.

Competições

Treinando sempre e pedalando com muita determinação nas trilhas do Alphaville, Henrique logo ingressou no mundo das competições, com apenas 12 anos de idade. “Minha primeira competição foi o campeonato mineiro de Maratona em Lagoa da Prata, em setembro de 2018. Fiquei em nono, pois era inexperiente e competia com participantes mais velhos”. Além do Mountain Bike, o atleta também pedala no asfalto e já participou duas vezes de provas de ciclismo de estrada. Na sua segunda prova no MB, em outubro de 2018, ele ganhou a Copa Inconfidentes, em Itabirito. Depois, o pódio se tornou uma constante na carreira de Henrique. “Fiquei em primeiro no Campeonato Brasileiro de 2020 e, em 2022, ganhei o título na classificação geral da Copa Internacional de Mountain Bike, que é disputada em várias etapas em diversos locais do Brasil.”

No Projeto Trilhas da CSul

O jovem foi praticamente “moldado” dentro do Alphaville. “Gosto muito de viver aqui, pela tranquilidade e facilidade de treinar e me desenvolver no esporte, onde há muita variedade de trilha, com subidas, ladeiras, curvas, muitos desafios naturais, além de muitas trilhas construídas, feitas pelo Projeto Trilhas, que tem o incentivo da C-Sul”.

Mas as quedas também fazem parte de um esporte de alta-performance e, recentemente, no Campeonato Brasileiro, Henrique sofreu uma queda durante um salto, quebrando a clavícula e sofrendo alguns arranhões. O jovem ciclista já está se recuperando e, em breve, voltará a pedalar. “Faz parte”, reflete.

Leandro Mendes fala com carinho da trajetória de Henrique: “Mostrava interesse desde pequeno. Inspirava-se nas pessoas do condomínio que pedalaram. Ele se aprofundou no esporte, não apenas como lazer. Hoje, é um atleta júnior de alta performance, inspirando outros jovens no Alphaville”.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *