Dia Mundial da Água: Conhecer para Preservar

No último dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de alertar toda a população do Planeta e fazer refletir sobre a necessidade de preservação desse patrimônio vital. Um elemento importantíssimo para a humanidade, já que sem ela a vida não existiria.

A água é um recurso natural fundamental para a manutenção da vida dos seres humanos, já que a sua ingestão de forma potável é capaz de prevenir doenças, e trazer diversos benefícios de saúde e ambientais, tais como regular e manter a temperatura do corpo, auxiliar na absorção de nutrientes, facilitar a digestão de refeições, presentes nos alimentos e na eliminação de substâncias tóxicas do organismo, principalmente através da urina e suor.

Também é de suma importância para a preservação da natureza, sendo responsável por manter a umidade do ar, conservar a vida de plantas em todo o mundo, desempenhar importante função na agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica. Além disso, exerce um papel crucial ao abastecer os lençóis freáticos.

“Depósitos” de água

A baixa percepção da existência e importância das águas subterrâneas, consideradas “depósitos” de água no interior da Terra, se dá pelo fato delas não serem comumente visualizadas pelas pessoas. Passam a ser observadas somente quando, devido às formações geológicas, surgem na superfície como nascentes que abastecem rios, formam lagoas, veredas, etc… Quando apresentam dimensões e propriedades físicas propícias (para recepcionar, armazenar e conduzir grandes volumes de água) esses “depósitos” passam a ser chamados de aqüíferos, que a partir da infiltração chegam até as camadas mais profundas do ambiente subterrâneo.

Sempre é bom lembrar da revolução comportamental que vivemos nos últimos anos. Fato que nos leva a pensar como devemos nos portar em relação a elementos fundamentais à vida, como a água, por exemplo.

É notório que devido ao aumento populacional e à exploração do meio ambiente, cada vez mais o ser humano tem tomado decisões que poluem rios, lagos, açudes e nascentes. A maior ou menor capacidade das águas de infiltração depende do tipo de ambiente, das diversas interações que ocorrem com a biodiversidade, mas principalmente decorre dos efeitos provocados por atividades humanas sobre as superfícies como um todo.

No Brasil

O Brasil dispõe de mais água doce do que qualquer outro país no mundo e que abriga os maiores aqüíferos ou sistemas aqüíferos existentes, podendo destacar o Aqüífero Guarani e o Aqüífero Amazonas. Nós temos o privilégio de viver em um dos países que abriga a maior parte da água disponível para consumo e num cenário de possíveis alterações decorrentes de mudanças climáticas globais, os reservatórios subterrâneos passam a ter importância estratégica, se tornando alternativas importantes para fins abastecimento, atividades agropecuárias ou industriais.

Não só neste dia, mas também em todos os outros precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Opções não nos faltam. Não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.), reutilizar a água em diversas situações, respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas são exemplos e formas de economizar, acabando com o desperdício deste recurso e ainda nos ajudar a evitar que episódios desfavoráveis se agravam cada vez mais.

E você… O que está fazendo ou pode fazer para preservar a água?

Juliana Mendes Vasconcelos / Bióloga / Ma. em Ciências e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável / Colaboradora da Promutuca / www.promutuca.com.br • adm.promutuca@gmail.com

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *