Os serviços exigem atenção redobrada dos motoristas, especialmente ao trafegar pelos desvios e estreitamentos de pista em pontes e viadutos — com destaque para o Viaduto Vila Rica, em Ouro Preto.
A EPR Via Mineira dá sequência nesta semana à programação de obras de recuperação da BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. As frentes de trabalho vão atuar em 13 municípios com serviços de fresagem e recomposição, microfresagem, microrrevestimento, reparos localizados e melhorias em estruturas como pontes, viadutos e passarelas. As intervenções fazem parte do cronograma do primeiro ano de concessão da rodovia e têm por objetivo reforçar a segurança viária, melhorar as condições de tráfego e oferecer mais conforto aos usuários.
Os serviços são realizados diariamente, das 7h às 18h, nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Cristiano Otoni, Carandaí, Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Santos Dumont, Ewbank da Câmara e Juiz de Fora. Desde o início da concessão, em agosto de 2024, mais de 215 quilômetros de faixas já foram recuperados. Também foram instaladas mais de 31 mil tachas refletivas, 1.300 placas de sinalização e 682 balizadores ao longo do trecho administrado pela EPR Via Mineira.
Os serviços no pavimento vão ocorrer em trechos “multivias”, com desvios de faixa de acordo com os sentidos das execuções, assim como as obras de recuperação de pontes e viadutos nos municípios de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Santos Dumont, Cristiano Otoni, Ressaquinha, Alfredo Vasconcelos, Ewbank da Câmara e Juiz de Fora. É recomendável que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar por áreas com obras, especialmente onde há desvios e estreitamentos de pista, garantindo assim mais segurança para o tráfego e para os trabalhadores que atuam na rodovia.
Já nos trechos de pista simples, haverá operação pare e siga na ponte sobre o Rio Pinho (km 740,9), nos viadutos Palmira (km 743 e km 743,8), no viaduto sobre a ferrovia (km 744,8), no Viaduto Capitão Nestor (km 745,9), na ponte sobre o Rio Maranhão (km 615,4) e no viaduto sobre a estrada de ferro (km 615,6).
“Estamos avançando com um conjunto importante de intervenções voltadas à melhoria da segurança viária e da fluidez no tráfego ao longo da BR-040. Neste momento do contrato de concessão, temos priorizado a recuperação funcional do pavimento asfáltico e das estruturas de concreto da rodovia. É essencial que os motoristas estejam atentos à sinalização e respeitem os limites de velocidade, especialmente nos trechos urbanos, onde o volume de veículos é mais intenso”, destaca o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli.
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