EPR Via Mineira detalha futuras intervenções na BR-040

A Concessionária investirá R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos para transformar trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.

A EPR Via Mineira divulgou, no último dia 16 de outubro, um vídeo que apresenta a maquete eletrônica da BR-040, destacando as principais intervenções planejadas ao longo dos 30 anos de concessão. O projeto, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, inclui obras de duplicação, construção de novas faixas, viadutos e passarelas, além da instalação de ciclovias e iluminação em pontos estratégicos.

O plano de investimentos da concessionária prevê um total de R$ 8,7 bilhões até o fim da concessão, com R$ 3,2 bilhões destinados aos primeiros sete anos. As intervenções incluem a duplicação de 164 km da rodovia, a criação de 42 km de novas faixas e a correção de traçados considerados críticos para a segurança e fluidez do tráfego. Em um dos trechos mais movimentados, entre Belo Horizonte na altura do viaduto do Mutuca e a Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, a rodovia passará a contar com cinco faixas em cada sentido, além de acostamentos, visando melhorar o fluxo de veículos e reduzir acidentes.

Segundo Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira, o projeto é uma oportunidade de transformar a BR-040 em um modelo de eficiência e segurança. “A maquete eletrônica não é apenas uma ferramenta visual, mas uma visão de como a BR-040 será modernizada. Cada quilômetro duplicado, cada viaduto e passarela construídos têm por objetivo salvar vidas e melhorar a qualidade do transporte. Essas obras vão impactar diretamente a vida de milhões de pessoas que dependem dessa via para trabalho, transporte de mercadorias e viagens.”

Impacto econômico e desenvolvimento regional

Para Luciano Louzane, diretor-presidente do Núcleo Minas Federais da EPR, a relevância do projeto não é apenas para a infraestrutura, mas também para o desenvolvimento econômico das cidades ao longo da rodovia. “A modernização da BR-040 vai muito além de melhorias viárias. Não estamos apenas investindo em asfalto, mas em uma transformação econômica e social. Cidades que historicamente dependiam da BR-040 como eixo de conexão para escoamento de sua produção terão uma rodovia moderna e segura, o que certamente atrairá novos investimentos, criará empregos e impulsionará o comércio local”, destacou.

A concessionária estima que a operação da rodovia gerará R$ 9 milhões anuais em ISS (Imposto Sobre Serviços) para os municípios cortados pela BR-040, contribuindo diretamente para o fortalecimento das economias locais.

Plano de 100 dias em andamento

Desde que assumiu a gestão da BR-040, a EPR Via Mineira vem mostrando um diferencial de trabalho que vai além das obrigações contratuais. A empresa adotou uma postura ativa ao lançar o Plano de 100 dias, que contempla 42 ações prioritárias. Essas medidas foram definidas após a concessionária ouvir as demandas da população e identificar os trechos da rodovia com maior necessidade de intervenção, reafirmando seu compromisso com a segurança e a melhoria imediata das condições de tráfego.

A primeira obra temporária concluída dentro desse cronograma foi no Trevo de Moeda, em Itabirito, onde 20 postes de iluminação LED foram instalados e uma faixa de aceleração foi criada, resultando em melhorias expressivas no fluxo e na segurança do local. Outros trabalhos seguem em andamento, como na Curva da Celinha, também em Itabirito, e no Trevo do Paulo VI, em Conselheiro Lafaiete, onde o pavimento está sendo renovado e a instalação de tachões e balizadores visa aumentar a segurança dos motoristas.

Vale ressaltar que pequenas intervenções realizadas até o momento, de forma temporária até a execução do projeto maior, sinalizaram a redução do índice de acidentes em mais de 5%, no trecho mais crítico que vai do Alphaville até Conselheiro Lafaiete.

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