O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é um tipo de doença crônica onde o sistema imunológico do paciente destrói as células responsáveis por produzir o hormônio insulina. Este hormônio tem a função, dentre várias outras, de controlar os níveis de açúcar no sangue. A doença é diagnosticada mais frequentemente em crianças e adolescentes e quando não corretamente tratada, pode levar a várias consequências. A forma mais eficaz para se realizar o tratamento é com uma dieta adequada, uso das medicações e monitorar os níveis de glicose no sangue. Essa monitorização exige picadas nos dedos das mãos por 5 a 6x durante o dia, o que dificulta a sua realização.
Desde 2016 temos disponível para a venda no Brasil do sistema de monitorização flash de glicose. Trata-se de um dispositivo implantado na parte posterior do braço que realiza a monitorização contínua de glicose, transmitindo esses valores para um sensor ou para o celular. Isso acaba com a necessidade das picadas nos dedos, entregando ao diabético uma medida instantânea da sua glicose. Este dispositivo tem se mostrado como uma grande revolução no controle do DM1 desde o seu lançamento.
Nesta semana a Prefeitura de Nova Lima iniciou a distribuição pelo SUS deste dispositivo para pacientes com idade entre 4 e 14 anos portadores de DM1. Esta ação será, indubitavelmente, uma evolução no controle do DM1 em Nova Lima, proporcionando um controle mais adequado da doença e melhorando a qualidade de vida dos portadores do DM1.
Deixe um comentário