Com o tema “A formação de que o mundo precisa”, a celebração reflete o olhar da comunidade acadêmica sobre os desafios do amanhã
Em 2025, a Fundação Torino, escola internacional sediada em Belo Horizonte, completa 50 anos de história. Para marcar essa importante trajetória, a instituição celebra a data com o lançamento de uma campanha comemorativa, desenvolvida em parceria com a agência Filadélfia, a partir de reflexões dos alunos sobre questões relativas ao presente e ao futuro.
A campanha, intitulada “A formação de que o mundo precisa”, explora temas relevantes da atualidade, como sustentabilidade, evolução tecnológica e questões ambientais, a partir de questionamentos feitos pelos próprios estudantes. Entre as perguntas que conduzem a narrativa da campanha, destacam-se: “Qual será o recurso que vai salvar a vida na Terra? “Como não deixar que a inteligência artificial prejudique a natureza?”.
Com um legado pedagógico e uma visão transformadora, a Fundação Torino quer celebrar os cinquenta anos de sua proposta educacional, que combina excelência acadêmica, pensamento integrativo e identidade multicultural. “Completamos meio século de uma jornada marcada pela confiança das famílias e pelo compromisso com uma educação que transcende as salas de aula. Mais do que formar alunos, formamos indivíduos preparados para construir um futuro melhor para a sociedade global. Queremos que nossos alunos sejam protagonistas em suas vidas e no mundo”, destaca Márcia Naves, diretora-geral da Fundação Torino.
A campanha será veiculada em mídias digitais, cinema e outros formatos audiovisuais, com peças gráficas que traduzem visualmente o equilíbrio entre tradição e inovação. Além disso, a celebração dos 50 anos incluirá eventos comemorativos e ações especiais, como a criação de materiais de resgate da memória institucional, com fatos e personagens que protagonizaram a trajetória da Fundação.
Tradição científica e humanística
Há quase 50 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, a Fundação Torino, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, atua como Escola Internacional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e oferece duplo diploma aos seus alunos, que podem ingressar nas mais conceituadas universidades do Brasil, da União Europeia e da América. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes, tecnologia, entre outros.
Atuando também como Centro di Lingua e Cultura Italiana, sendo referência no ensino de italiano, idioma do berço da cultura ocidental, oferece curso também na modalidade on-line,.
A Fundação Torino tem um Centro Cultural, que abriga a biblioteca Dante Alighieri, com títulos em vários idiomas; um auditório com programação variada de palestras e uma galeria dedicada a exposições artísticas. Toda a programação do Centro Cultural da Fundação Torino é gratuita.
O poder transformador da educação internacional na formação de cidadãos para o mundo
A chegada de um novo ano nos faz repensar caminhos e escolhas e nos traz a desafiadora tarefa de avaliar o que estamos construindo e onde queremos chegar enquanto sociedade. Isso passa por refletir sobre o percurso educacional de nossas crianças e adolescentes, afinal, precisamos formar cidadãos capazes de lidar com um mundo cada vez mais complexo, interconectado e interdependente.
As propostas educacionais são múltiplas e igualmente valiosas. Uma coisa é consenso: não é mais possível nos limitarmos à nossa língua, história e cultura – aqui não questiono a relevância do ensino brasileiro, que é rico e deve ser valorizado e perpetuado. É preciso preparar o aluno para o mundo. E, nesse contexto, são ofertadas escolas plurilíngues – escolas internacionais, bilingues e escolas com programas intensivos de língua adicional, que crescem a olhos vistos. Segundo dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), o Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de escolas que seguem currículos internacionais.
Embora essas instituições compartilhem o objetivo de ampliar o repertório linguístico dos discentes, há, contudo, uma distinção importante quando falamos de escolas internacionais. Essas últimas têm como foco o estudo aprofundado de outra cultura, por meio da incorporação de metodologias internacionais, norteadas por uma perspectiva global de educação.
Enquanto nas escolas bilíngues e plurilíngues as diretrizes são guiadas pelo currículo nacional, nas escolas internacionais os alunos recebem dupla diplomação e têm seus currículos validados no Brasil e no exterior. Para além de dominarem um idioma adicional, as escolas internacionais formam estudantes preparados para desafios globais, com habilidade para transitar entre culturas diferentes, com fluência e confiança.
Nas escolas internacionais a prioridade é que o aluno se torne protagonista do processo educacional, priorizando a autonomia e o pensamento crítico. Para além de adquirir conhecimento, o objetivo é fornecer a ele o desenvolvimento de competências que auxiliarão não só no futuro profissional, mas na vida pessoal.
Acredito que a verdadeira essência da educação está na capacidade de formar indivíduos que, com um olhar sensível e plural sobre o mundo, sejam capazes de deixar uma marca positiva em uma sociedade que, cada vez mais, precisa de agentes de transformação global.
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