Honda ZR-V Touring, um Civic em forma de SUV

Andamos no Honda ZR-V Touring, a única versão do SUV da marca japonesa que é importado do México. Desenvolvido sobre a plataforma do sedã Civic, o modelo é equipado com o conjunto motor 2.0 a gasolina, de 161cv, e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas, que proporciona um bom desempenho. Outros pontos positivos do SUV da Honda é o espaço interno, que acomoda quatro adultos e uma criança com conforto; e o bom acerto do conjunto de suspensão, que equilibra bem conforto e estabilidade. A lista de itens de conforto, segurança e assistência ao condutor é ampla, com destaque para ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, oito airbags, assistente para redução de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes e o sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.

No visual, destaque para as linhas arredondadas da carroceria, a grade ovalada em colmeia na cor preto brilhante, as rodas de liga de 17 polegadas e todas as luzes completamente em LED. É de bom nível o acabamento interno, com volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, bancos em couro sintético na cor clara, que também presente no painel, console e painéis de porta; e detalhes em preto brilhante no volante e console. Quatro adultos e uma criança se acomodam com conforto e amplo espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. A capacidade do porta-malas (de 389 litros) é razoável e pode ser ampliada com o encosto traseiro que rebate em 1/3 e 2/3.

Para encontrar uma boa posição de dirigir no Honda ZR-V Touring, o motorista conta com regulagens elétricas do seu bando e ajustes de altura e distância da coluna de direção. Volante tem boa pega e abriga diversos controles, incluindo o comando de voz. Misturando mostradores analógicos (velocímetro) e digitais, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas, que proporciona boa visualização, incluindo as informações do computador de bordo que ficam no centro; e pode ser configurado pelo motorista. O sistema multimídia tem tela sensível ao toque de nove polegadas posicionada no alto, do tipo flutuante, e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Destaque para as amplas possiblidades de conexão do MyHonda Connect.

Destaque para o Honda Sensing, que inclui sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção, assistente para redução de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, monitor de atenção do motorista, entre outros. Na lista de equipamentos de segurança do Honda ZR-V Touring, estão os oito airbags (frontais, laterais, de joelhos para motorista e passageiro e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e monitoramento da pressão dos pneus. Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, as portas USB, com duas entradas dianteiras e duas traseiras; carregador de celular por indução e para-brisa acústico. Mas falta saída do ar-condicionado para o banco traseiro.

Para sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com câmera de ré de alta resolução, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de partida em rampa e a boa calibragem da assistência elétrica da direção. Na era dos motores turbo, o 2.0 aspirado de 161cv não faz feio. Realizando as trocas manuais, por meio de “borboletas”, já que o torque está disponível em uma rotação muito alta, a performance foi agradável, tanto em aceleração como em retomada de velocidade.

O nível de consumo do também foi bem razoável. Ao enfrentar um pesado trânsito urbano, com duas pessoas a bordo, ar ligado e modo econômico, o computador de bordo registrou médias em torno de 10km/l. Na estrada, a média foi de cerca de 12,8km/l. A atuação do câmbio automático do tipo CVT do Honda ZR-V Touring, de sete marchas simuladas, também ajuda bastante, aproveitando bem toda a força do motor, tanto para alcançar um baixo nível de consumo como para melhorar a performance. Com conjunto McPherson na dianteira e multlink na traseira, a suspensão tem boa calibragem, conseguindo filtrar bem as imperfeições do piso e segurar a carroceira nas curvas mais fechadas sem pregar sustos no motorista.

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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