A Instituição destaca-se por grande volume de procedimentos com os robôs Mako e Da Vinci.
O Hospital Madre Teresa foi a primeira instituição do país a utilizar o robô Mako e uma das precursoras no uso do robô Da Vinci. Com mais de 2,4 mil procedimentos realizados com esses dois equipamentos (superando 1,2 mil cirurgias com cada robô), o Hospital também capacita profissionais de saúde, contribuindo para a disseminação dessas tecnologias.
A cirurgia robótica é mundialmente reconhecida por sua eficácia e segurança proporcionando grandes benefícios para os pacientes: procedimentos menos invasivos, com menor tempo de internação, recuperação e cicatrização mais rápida, menor intensidade de dor e redução do risco de complicações pós-operatórias.
Mako: primeiro robô ortopédico do Brasil
O Hospital Madre Teresa, um dos maiores centros de Ortopedia nacional, realizou a primeira cirurgia do país com esse equipamento, em setembro de 2021. Indicado para artroplastias (substituição articular por prótese) do joelho e quadril, o Mako é um grande aliado dos cirurgiões.
“Esse robô permite um planejamento cirúrgico em 3D para o posicionamento ideal da prótese, adaptado à anatomia do paciente. O braço robótico ajuda o médico a realizar cortes ósseos e a posicionar os componentes com uma margem de erro mínima, tornando a cirurgia mais previsível, com menor variação técnica. Ainda, a tecnologia permite preservar estrutura óssea e tecidos moles, reduzindo o trauma cirúrgico”, diz o Dr. Lincoln Paiva, ortopedista com volume expressivo de cirurgias robóticas no Hospital Madre Teresa.
O médico explica que o Mako permite um alinhamento mais preciso, levando a um funcionamento mais natural da articulação. “Ainda, oferece um feedback ao cirurgião durante o procedimento, permitindo ajustes imediatos conforme necessário”, complementa.
Muitos cirurgiões de quadril e joelho da equipe do Hospital Madre Teresa estão habilitados para realizar cirurgias com o uso do robô.
Da Vinci: tecnologia de ponta a serviço da excelência cirúrgica
Desde setembro de 2022, o Hospital Madre Teresa conta com uma plataforma de cirurgia robótica de última geração, utilizada principalmente pelas equipes de Urologia e Cirurgia Torácica – especialidades com maior volume de procedimentos –, além de atender demandas da Cirurgia Geral, Ginecologia e Coloproctologia.
O sistema Da Vinci integra braços articulados de alta precisão e uma câmera de alta definição com visão em 3D e contraste avançado, além de filtros de tremor e uma ergonomia que favorece o conforto do cirurgião durante a operação. Esses recursos permitem intervenções minimamente invasivas, com maior controle, precisão e segurança.
Segundo o urologista Dr. Paulo Arantes, coordenador do programa de cirurgia robótica do Hospital Madre Teresa, o diferencial do Hospital vai além da tecnologia. “Contamos com protocolos avançados, uma equipe médica altamente qualificada e um suporte multidisciplinar que contribui decisivamente para a excelência dos resultados. Nossa equipe foi cuidadosamente selecionada, reunindo profissionais com grande experiência e elevado volume cirúrgico”, afirma.
Outro ponto de destaque é o acompanhamento pós-operatório, realizado em um andar exclusivo para pacientes submetidos à cirurgia robótica, com enfermeiros e fisioterapeutas especializados. Essa estrutura tem impacto direto na recuperação mais rápida e eficaz dos pacientes.
O Hospital Madre Teresa também se diferencia pelo uso rotineiro de reconstruções 3D com apoio de inteligência artificial em cirurgias renais e pulmonares – prática pioneira em Belo Horizonte. Além disso, o Hospital desenvolve aplicações com realidade aumentada e realiza procedimentos com auxílio de ultrassonografia intraoperatória, tecnologia ainda pouco utilizada em Minas Gerais.
“Os resultados que temos alcançado com a cirurgia robótica no Hospital Madre Teresa são equivalentes – e em muitos casos superiores – aos dos principais centros de referência internacionais”, destaca Dr. Paulo Arantes.
Conhecimento compartilhado
O Hospital Madre Teresa realiza curso prático de cirurgia robótica para a Enfermagem e instrumentadores cirúrgicos, contribuindo para o aprimoramento dos profissionais de saúde com foco na segurança e no bem-estar dos pacientes.
Deixe um comentário