Na cerimônia, ele destacou a importância da defesa da democracia e o compromisso do Ministério Público na defesa dos direitos dos cidadãos.
Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada na noite do último dia 12 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, Jarbas Soares Júnior tomou posse no cargo de Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2023/2024. Jarbas Soares Júnior, ocupou o mesmo cargo no biênio 2021/2022, tendo sido reconduzido ao cargo pelo governador do Estado.
Em seu discurso de posse, Jarbas Soares afirmou que foi, por quatro vezes, eleito à lista tríplice pelos membros do MPMG e nomeado pelo governador do Estado. Destacou a importância da democracia para a vida em sociedade, por ser instrumento de garantia de direitos e fortalecimento da Justiça: “Não há outro caminho fora da democracia. Atormenta-nos ver essa mesma democracia ser contestada, confrontada por multidões enfurecidas e extremadas. Atentar contra a democracia é acinte, é menoscabo, é lesa-a-pátria”, disse.
Jarbas Soares Júnior agradeceu aos presentes e afirmou que o “Ministério Público seguirá na missão de defender os direitos fundamentais, de proteger os direitos humanos, o meio ambiente, os direitos das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência; seguirá combatendo o racismo e o preconceito, a violência contra a mulher; zelará pelo patrimônio público e o patrimônio cultural. Somos a voz dos fracos, dos desvalidos. Somos o Estado no Processo Penal, o fiscal dos direitos civis, o equilíbrio nas relações de consumo, a voz das minorias na democracia quando violadas”, concluiu.
Encerrando a solenidade, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou que estar à frente de um órgão ou instituição pública é uma grande responsabilidade, mas também a chance de transformar o trabalho em soluções para os problemas da população. Ele afirmou que novos desafios irão se impor, mas com experiência e trabalho, tem esperança de juntos, Governo e MPMG, promoverem melhorias ainda mais representativas para os mineiros.
Deixe um comentário