Em três versões, chega ao mercado brasileiro, o novo SUV compacto Renault Kardin. Todas equipadas com motor 1.0 turbo com injeção direta, que desenvolve 125cv de potência quando alimentado do etanol; e câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas.
O modelo, com a versão de acabamento de entrada Evolution, que custa R$ 112.790,00; a intermediária Techno, que tem preço de R$ 122.990,00; e a topo de linha Première Edition, vendida por R$ 132.790,00, foi desenvolvido sobre a nova plataforma da marca francesa, a RGMP (Renault Group Modular Platform), e está sendo produzido na fábrica de São José dos Pinhais, estreia no Brasil a nova identidade visual da Renault. Saiba como foi o nosso primeiro contato com o novo Renault Kardian e conheça todos os detalhes do novo SUV compacto que pretende marcar uma nova fase da marca no Brasil.
Na frente, na versão Première Edition, destaque para a grande grade em preto brilhante com vários pequenos losangos com efeito 3D e os faróis de luzes diurnas e as luzes de direção também totalmente em LED, as rodas de liga diamantadas de 17 polegadas e com pintura na cor preta, o teto, as coberturas plásticas nos para-lamas e as capas dos retrovisores na cor preta; e as lanternas bem salientes da carroceria e com luzes totalmente em LED e com formato bem estilizado em forma de “C”.
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade com bancos e volante forrados em couro e com costuras e detalhes na cor laranja (versão Premiére Edition). Destacam-se o console elevado e a alavanca de câmbio do tipo Joy Stick. O espaço interno oferece um bom nível de conforto para quatro adultos de média estatura. A boa capacidade de 358 litros do porta-malas do Renault Kardian possibilita acomodar bem a bagagem de uma viagem de férias longas. Com tela sensível ao toque de oito polegadas e posicionada no alto do painel, do tipo “flutuante”, o sistema multimídia possibilita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas e o motorista pode escolher três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor, outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade. Um dos destaques do novo SUV na opção topo de linha é o sistema Multi-Sense, que possibilita escolher três modos de condução (Eco, Sport e My Sense), que mudam o comportamento de motor, câmbio e direção e alteram as oito luzes do ambiente. Na versão Première Edition, o novo SUV traz alguns sistemas de assistência ao motorista, como controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alertas de distância segura e de ponto cego.
Por outro lado, o Renault Kardian é equipado com seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus desde a versão e entrada, a Evolution. Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista do Kardian, em sua opção topo de linha, conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmeras de ré e Multiview. Durante nosso primeiro contato com o Kardian, foi possível perceber que o SUV tem uma suspensão um pouco mais firme, garantindo uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas, mas poderia ser um pouco mais confortável sobre piso irregular.
O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv de potência e 22,4 quilos de torque, demonstrou ter fôlego suficiente para uma tocada prazerosa, com bom torque já em baixas rotações. Nesse primeiro contato, o câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas mostrou-se mais rápido nas trocas de marcha para acelerar e um pouco lento nas reduções. O funcionamento é bem suave e as trocas manuais podem ser feitas pelas “borboletas” junto ao volante.
Também demonstrou ser econômico, tanto nos trechos urbanos quanto nos trechos de estrada. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Kardian tem o melhor consumo urbano: 9km/l com etanol e de 13,1km/l com gasolina. Rodamos alguns trechos com o novo SUV fora do asfalto, mas, como foi em estradas de terra de piso bom, não foi possível fazer uma avaliação nessas condições. Mas o modelo tem credenciais (boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída) para se dar bem. A coluna da direção regula em altura e distância e a assistência elétrica da direção está bem calibrada tanto para as manobras em baixa velocidade como para o “bom peso” em velocidades mais elevadas.
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