Leito da linha férrea vai abrir caminho para aliviar o trânsito na região

Acordo dá destinação ao terreno do antigo ramal de Ramal Águas Claras com a implantação de infraestrutura de lazer e de mobilidade na área limítrofe dos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima.

Considerado um marco significativo para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o termo de acordo celebrado no dia 25 de junho deste ano destaca a necessidade de ações coordenadas para enfrentar os desafios de infraestrutura e mobilidade na área limítrofe dos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, especialmente nas áreas de expansão urbana do Vetor Sul da RMBH.

O acordo prevê a criação de áreas verdes urbanas, não adensamento da região, proteção do patrimônio histórico e compatibilização com soluções de mobilidade, conciliando desenvolvimento sustentável com a proteção do meio ambiente. O projeto preliminar prevê a criação de um parque ecológico com mais de 70 hectares de área verde, além de praças públicas, trilhas, um parque linear na linha férrea, com uma melhor interligação entre os bairros. Ele também oferece segurança jurídica para área da União que sofre com invasões no local.

Parque Linear

A construção de um acesso, em conjunto com um parque linear, será feita no trecho onde está a linha férrea do antigo ramal de Ramal Águas Claras, no Belvedere. Construído no início da década de 70, a linha era usada para escoar a produção de minério da Minas Águas Claras, então MBR, até a cidade de Ibirité, onde o mesmo se conectava com o sistema ferroviário. O leito da linha férrea será utilizado para conectar os bairros Vila da Serra, Belevedere e Vale do Sereno ao Anel Rodoviário.

As famílias que vivem ao longo da linha férrea serão assistidas pelas prefeituras para que sejam direcionadas para área adequada. As áreas que não forem utilizadas para mobilidade, serão usadas para criação do Parque Linear, e este será integrado ao Parque Jardim das Águas, no Vale do Sereno, preservando nascentes e garantindo a qualidade de vida.

O acordo promete trazer benefícios significativos e vai resolver o problema histórico do trânsito na região, garantindo uma melhoria na mobilidade, preservando as áreas lindeiras para o não adensamento e, com isso, assegurar a preservação ambiental.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *