Nova Lima defende projeto Parque da Linha Férrea como alternativa para melhorar mobilidade na região

Moradores, trabalhadores e empresários, além do prefeito João Marcelo Dieguez e vereadores de Nova Lima, entendem como solução o Projeto que visa transformar a área da antiga linha férrea na divisa dos bairros Belvedere (BH) e Vila da Serra (Nova Lima), em um espaço com área de lazer e preservação ambiental com uma avenida para desafogar o trânsito entre as duas cidades.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), vereadores e moradores da cidade, em especial os da região do Vila da Serra e Vale do Sereno, rebateram e criticaram a declaração contundente da deputada federal Duda Salabert (PDT) em relação às obras de mobilidade, ao afirmar em entrevista, no último dia 04 de fevereiro, que “a verdadeira justificativa desse mega empreendimento é a criação de uma nova saída para carrões de condomínios de luxo que foram construídos irregularmente”.

Na data anterior, dia 3, a deputada federal Duda Salabert (PDT) havia acionado o Ministério Público Federal e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania alegando que três comunidades quilombolas — Manzo Ngunzo Kaiango, dos Luízes e Souza — não estariam sendo ouvidas nas discussões do projeto de mobilidade. A parlamentar argumentou, ainda, que os quilombos estariam localizados na área de impacto dessas obras.

Imediatamente após a declaração, o prefeito João Marcelo Dieguez saiu em defesa do Projeto Parque da Linha FérreaFerrea. Ele questionou a postura da deputada, chegando a convidá-la para conhecer melhor o projeto.

Dieguez publicou um vídeo e ressaltou que o projeto Parque da Linha Férrea tem por objetivo desafogar o trânsito e reduzir o fluxo de veículos na região, e tem seguido as premissas do acordo assinado em junho do ano passado no Ministério Público de Minas Gerais. Ele explicou que o projeto ainda está na fase de debates, e que o licenciamento da obra, assim como a avaliação de eventuais impactos ambientais e culturais, previstas no acordo, acontecerão posteriormente.

O Projeto Parque da Linha Férrea abrange uma área de 400.000 metros quadrados ao longo de 5,2 Km e propõe a revitalização da antiga linha férrea na divisa entre o Belvedere e o Vila da Serra, com a criação de um parque e a construção de uma avenida para melhoria da mobilidade urbana.

Obra importante

Para o prefeito de Nova Lima, “afirmar que as obras de mobilidade na divisa entre Nova Lima e BH são para beneficiar ‘somente carrões dos condomínios de luxo’ é ignorar completamente os milhares de cidadãos, gente simples e trabalhadora, que diariamente sofrem para transitar pela região. O que todos os envolvidos têm buscado, com diálogo e vontade política, é encontrar a melhor solução possível”

João Marcelo ressaltou ainda que “só quem vive em Nova Lima, Raposos, Rio Acima, BH e região sabe o quanto essa obra de mobilidade será importante, respeitando as premissas estabelecidas no acordo de não adensamento nas áreas lindeiras, proteção e conservação da linha férrea, criação do Parque Linear e a tão necessária solução de mobilidade para a região, que está sendo concebida considerando a proteção ambiental”.

Segundo o prefeito, os estudos e avaliações ambientais e culturais do espaço ainda serão discutidos futuramente. “É preciso compreender o processo, como ele se dá. Primeiro, foi feito um acordo no Ministério Público de Minas Gerais entre as prefeituras, com o governo do Estado, com a União, que é a proprietária da área. Nele, estabeleceram-se algumas premissas para desenvolver o projeto. Entre elas estão o Parque Linear, a preservação do leito da linha férrea, o não adensamento populacional nas áreas lindeiras e a tão esperada solução de mobilidade”, explicou João Marcelo.

Moradores querem mais mobilidade

Para alguns moradores e trabalhadores, ouvidos pelo JORNAL BELVEDERE, o projeto pode beneficiar a todos que diariamente passam, frequentam e moram na região proporcionando a redução do tempo gasto no deslocamento, seja no carro ou no transporte coletivo. “Para quem circula em automóveis, seja em carrões de luxo ou não, a realidade é uma só: ficar parado dentro do carro e esperar a fluidez do tráfego em algum momento. Esta obra já passou da hora de ser construída e entregue. Este problema vem de longa data, desde a instalação do Vale dos Cristais, quando foi entregue ao DNIT um projeto com dois viadutos para a região”, explica o engenheiro Alexandre Caldas, morador do Ouro Velho.

O advogado Thomaz Mattos Paiva, que é morador do Alphaville Lagoa dos Ingleses e também diretor da Associação Geral, é um dos que enfrentam diariamente os problemas do trânsito na região. Por isso, logo após a publicação da parlamentar, ele logo se posicionou: “A deputada Duda Salabert foi muito infeliz na sua fala ao desconsiderar a importância dos projetos de mobilidade entre Nova Lima e BH. Essas intervenções não são apenas obras viárias, mas soluções essenciais para a melhoria do trânsito e da qualidade de vida de milhares de pessoas que se deslocam diariamente pela região.”

O morador explicou a importância do projeto: “O impacto positivo dessas obras vai muito além de benefício aos moradores de Nova Lima, BH, Raposos e Rio Acima, além de melhorar o fluxo em rodovias estratégicas, como a BR-040 e a BR-356. É fundamental que os representantes públicos estejam bem informados antes de querer desqualificar projetos tão necessários. O nosso total apoio às prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte para a rápida conclusão dessas obras garantindo mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para toda a região”, declarou.

Rogério Ferreira Braz, que é prestador de serviços em manutenção elétrica e atende a região quase todos os dias da semana. “A maioria dos meus clientes é daqui do Vila da Serra e dos condomínios de Nova Lima. Todos os dias enfrento este trânsito e o tempo perdido é muito grande. Seria excelente a criação de um outro acesso entre Nova Lima e BH. Na maioria das vezes, o congestionamento começa na curva do Ponteio. É um fluxo muito grande de carros. Tem que dar uma solução para esse trânsito.”

Vereadores também defendem o projeto

A defesa do Projeto Parque da Linha Férrea chegou rapidamente também ao Legislativo de Nova Lima. Vereadores nova-limenses defenderam as obras de mobilidade que estão planejadas para a região, reafirmaram a importância do projeto e mostraram como ele poderá beneficiar não só a cidade, como também os moradores das cidades vizinhas Raposos e Rio Acima.

Em um vídeo postado na internet, o vereador Abner Henrique (Cidadania) respondeu a deputada Duda Salabert com uma narrativa eloquente, desafiando-a a conhecer de perto a realidade do município. “Ao contrário dos carrões de luxo, a maioria dos moradores usa sim uma marca famosa, a marca Mercedes. Mas, uma outra Mercedes, que é utilizada por estudantes para irem atrás dos seus sonhos. Aqueles que muitas vezes usam a Mercedes e perdem as aulas por causa do trânsito caótico de cada dia. Também, pelos trabalhadores, pais de família, em busca do pão de cada dia, e que utilizam a Região Metropolitana para irem atrás dos seus sustentos, ou que perdem seus empregos por falta de pontualidade causada pelo trânsito. E, também, por moradores para acessar a área da saúde nos hospitais da região, onde minutos definem entre a vida e a morte”, ressalta Abner.

Abner Henrique termina o vídeo convidando a deputada, que ao invés de liderar um movimento contrário às obras, “que contribua para a solução do problema e não intervenha e atrapalhe uma solução construída por especialistas e com a anuência do poder judiciário”.

O vereador Álvaro Azevedo, foi outro que utilizou as redes sociais para combater a declaração de Duda Salabert, e se posicionou firmemente sobre a crítica da deputada federal do PDT sobre as obras de mobilidade na região. “Eu posso afirmar que a senhora desconsiderou uma população de praticamente 140 mil pessoas que dependem diariamente do acesso à essa estrada. Dentre essas estão pais de família que buscam seu sustento, trabalhadores e estudantes que precisam se dirigir aos cursos e faculdades, além daqueles que buscam atendimento de saúde e usam a via. A atitude da senhora somente atrasa a vida de todos nós. Já passou da hora de nos mobilizarmos em favor dessa solução viária. Sugiro que a deputada conheça esta solução e queira participar com propostas, ao contrário de apontar o dedo e atrasar a vida de toda a nossa população”, ressaltou Álvaro.

Para exemplificar a realidade apresentada pelos vereadores, o trecho entre o Centro de Nova Lima e o BH Shopping possui 68 paradas de ônibus. O usuário de transporte coletivo que segue este itinerário costuma chegar à MG-030 com o trânsito lento ou parado, o que dificulta ainda mais sua chegada ao destino no tempo certo. A mesma situação vivida por moradores de Rio Acima e Raposos, que percorrem um trecho de deslocamento ainda maior.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *