A Requalificação do bairro, na região norte de Nova Lima vem, gradativamente, implantando ações inovadoras e fazendo do bairro um dos lugares mais cobiçados para morar, estudar, trabalhar e se divertir.
Um planejamento eficaz a curto, médio e longo prazo é o caminho mais seguro para definir recursos financeiros, estratégias, objetivos, corrigir rotas, e claro, alcançar as metas e os resultados satisfatórios para o sucesso de qualquer negócio. Por tudo isso, do planejamento até a execução e entrega de todas as etapas requer, sobretudo, conhecimento e a clara noção de como e onde se deseja estar daqui a 20 anos, por exemplo.
É com esse olhar atento, pioneiro e ousado que o projeto de requalificação do Novo Vale do Sereno, na região norte de Nova Lima vem, gradativamente, implantando ações inovadoras e fazendo do bairro um dos lugares mais cobiçados para morar, estudar, trabalhar e se divertir – pilares que aliam conceitos de ecologia, design e arquitetura para criar cidades e bairros mais sustentáveis, saudáveis, e que promovam uma relação harmoniosa entre o homem e o ecossistema. Não por acaso, já é considerado o primeiro bairro planejado da região metropolitana de Belo Horizonte.
Essas áreas (verdes) vão funcionar como pulmões verdes, proporcionando benefícios ambientais, ao melhorar a condição do ar, mitigar o calor urbano, promover a biodiversidade e oferecer habitats para a fauna e a flora”.
André Ayres,
engenheiro arquiteto, especialista em Design Urbano e Branding, e idealizador do Novo Vale do Sereno
Trilha ecológica no interior da APP
“Além de estar ancorado nas bandeiras do Novo Urbanismo, com a ideia da centralidade, de um bairro e/ou cidade para as pessoas – e não para os carros, e onde os moradores podem fazer as atividades diárias a pé, com caminhadas de até 15 minutos -, também trazemos conceitos do biourbanismo à medida que promovemos a incorporação de áreas de preservação, parques, jardins, praças e corredores ecológicos integrados ao tecido urbano. Essas áreas vão funcionar como pulmões verdes, proporcionando benefícios ambientais, ao melhorar a condição do ar, mitigar o calor urbano, promover a biodiversidade e oferecer habitats para a fauna e a flora”, enfatiza o engenheiro arquiteto, com especialização em Design Urbano e Branding, e idealizador do Novo Vale do Sereno, André Ayres.
Como exemplos de um local, onde cidade e natureza convivem em perfeita harmonia e respeito, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Lima, foi realizado um projeto de qualificação de uma Área de Preservação Permanente (APP) com quase 50 mil m2 de mata atlântica. Uma trilha ecológica no interior da APP, que começa na divisa do Vila da Serra e percorre todo Vale do Sereno, com passarelas, escadas e mirantes, já foi entregue para o uso da população. O Vale do Sereno inaugura, assim, a primeira etapa do Parque Jardim das Águas, um complexo ambiental e urbanístico com mais de meio milhão de m2 de APPs. Composto por frações de mata atlântica, com uma rica fauna e flora, localizadas nos fundos de vale entre os bairros Vila da Serra, Vale do Sereno, Jardinaves, Jardim das Mangabeiras, Jardim da Torre e outros. Assinado por André Ayres, o projeto também contempla a criação de praças públicas e equipamentos culturais em todos os bairros do entorno do parque, os quais serão interligados por trilhas ecológicas e terão, como ponto de partida, a construção de uma praça em cada localidade.
“Queremos tornar o bairro mais acolhedor, trazendo aos seus habitantes o senso de pertencimento. Acreditamos que as cidades devem voltar a ter como foco o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Nossa intenção é a de que do Novo Vale do Sereno sirva de modelo para que outros bairros possam replicar os conceitos do Novo Urbanismo”, conclui Ayres.
Queremos tornar o bairro mais acolhedor, trazendo aos seus habitantes o senso de pertencimento. Acreditamos que as cidades devem voltar a ter como foco o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.”
Deixe um comentário