PBH faz mudanças no projeto para evitar cortes de árvores na obra viária no Belvedere

Após encontro com o prefeito em exercício de BH, Álvaro Damião, será agendada para a primeira semana de abril próximo, uma reunião no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes, para apresentação das alterações feitas no projeto das obras de mobilidade na interseção da BR-356 e o Trevo do BH Shopping.

O anúncio das mudanças foi feito durante encontro do prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), no último dia 18 de março, com moradores do bairro Belvedere. Na ocasião, o executivo municipal anunciou que não haveria necessidade de supressão de árvores para a implantação do projeto de mobilidade.

Acompanhado de técnicos da Sudecap e da Secretaria de Planejamento, o prefeito informou que por sua solicitação sua equipe realizou algumas alterações no projeto executivo, de forma que a ampliação das pistas ocorrerá em outro ângulo, não sendo mais necessária a supressão das espécies. De acordo com ele, a alça passará por “trás da via” e as obras serão paralisadas até que as modificações do projeto sejam apresentadas à sociedade. “No nosso mandato não se corta árvores em BH, se replanta. No entanto, é importante destacar como é administrar uma cidade com mais de 2,5 milhões de habitantes, que continua crescendo junto com a região, onde o trânsito liga cidade a cidade. Então, isso não é simples, é desafiador”, declarou Damião.

Mudanças

A decisão tomada pelo executivo municipal objetiva não comprometer o projeto de mobilidade para o local. As obras serão executadas na Via Stael Bicalho e na cabeceira do viaduto, no entrelaçamento com a MG-356, com algumas mudanças no projeto executivo de forma a mitigar o impacto que poderia causar na região. O projeto inicial previa a supressão de mais de 200 árvores de pequeno, médio e grande portes. Ainda segundo o prefeito, na requalificação do projeto caso haja necessidade de algum corte e uma árvore que for retirada do local, a mesma espécie será plantada no bairro em área a ser escolhida.

Ubirajara Pires, presidente da AABB, relatou ao prefeito que enquanto em Belém se reúne a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas do Brasil, no bairro uma obra pretendia mudar o ambiente. Ele citou a sensibilidade do prefeito em reconhecer a importância do verde para o bairro e em atender esta demanda da sociedade.

“Não somos contra os projetos. Somos contra projetos inadequados como o que quer ampliar uma faixa na entrada da pista para deixar o gargalo lá na frente onde a mesma fica estrangulada. Há projetos de melhoria com a construção de dois viadutos, porém é preciso conhecer os estudos técnicos desse projeto. Quanto ao alargamento da MG-030, usando uma área da estação ecológica para acesso a alça em formato de ferradura, a desafetação já foi até aprovada no passado, mas essa obra não é uma solução para o Belvedere. Cerca de 90% dos carros que acessam o trevo do Belvedere não tem como destino a Avenida Nossa Senhora do Carmo, e sim a Avenida Raja Gabaglia e a BR-356 no sentido Rio. Por isso, temos o direito de lutar pelo que entendemos ser correto e pelo que de fato atende às necessidades do bairro”, destacou Pires.

No encontro com os moradores, presidente da Câmara de BH, Juliano Lopes, parabenizou a luta dos moradores, lembrou que o trânsito na região tem sido um grande desafio para os gestores e informou que na primeira semana de abril irá se reunir com os dirigentes das associações e secretários municipais para conhecer de perto o projeto que irá beneficiar corredores de mobilidade como a Raja Gabaglia, a Avenida Nossa Senhora do Carmo e o bairro Belvedere.

Além de dirigentes e moradores do bairro, estiveram presentes o ex-deputado João Leite, o ex-vereador Claudinei Dulim, a vereadora Marcela Trópia (Novo), o presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Thiago Almeida, técnicos da prefeitura, comerciantes e empresários.

Share this post

Comments (2)

  • Joao bosco tavares lanna Reply

    Infelizmente a obra em Belo Horizonte não sai do papel . Já desmontaram o tapume onde ia construir o viaduto . A culpa é da população e não do prefeito . Ele prometeu retirar as árvores e replanta-las em outro local . O último viaduto que foi construído em bhte foi em frente ao campo do atlético na via expressa . Vamos continuar perdendo 1 hora para entrar ou sair do Belvedere /vila da serra

    2 de abril de 2025 at 18:03
  • Glauco Oliveira Reply

    Gostarismos do apoio da Associacao do Belvedere tão egajada em questóes ambientais para a preservacao da mata do Vale Sereno que esta sendo devastada.
    Não sejam engoistas usem seu poder em prol de toda a sociedade.

    10 de abril de 2025 at 21:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *