A Praça da Criança Ney Werneck, no Belvedere, ganhou mais uma atração para as crianças e também idosos. A partir de agora, todos os sábados, de 9 às 13 horas, haverá uma oficina de pintura em gesso realizada pela CinquentArte. A proposta da artesã Virgininha, idealizadora e coordenadora desse projeto em praças de Belo Horizonte, é diferenciada e oferece, além de entretenimento, um momento especial para as crianças no conceito do faça você mesmo.
A pintura em gessinho é dirigida não só para as crianças, mas para todas as idades. Além de ser uma atividade divertida, ela promove distração terapêutica e inclusiva, estimula a criatividade, promove a socialização e incentiva as crianças a deixarem um pouco os brinquedos eletrônicos para desenvolver algo lúdico e produzido por ela. Com o tempo, a atividade da pintura se torna uma predileção para os pequenos, que pintam as esculturas conforme a imaginação de cada um. Após o trabalho pronto, e assim que estiver seco, a criança poderá levar a peça para casa, como uma lembrancinha da oficina. “Cada criança recebe um kit contendo peças, tintas e pincéis. Tudo é feito no tempo delas, eu apenas oriento cada uma a iniciar o momento de criação e transformar uma simples peça em gesso em algo que fica marcado também para os pais”, disse Virgínia. O valor cobrado por criança é de R$ 15,00.
O projeto realizado pela artesã em praças vem ganhando mais adeptos e notoriedade. Isso porque a artista se torna guardiã da praça onde acontecem as oficinas. Ela costuma recolher, separar e acondicionar todo o lixo produzido no local, para mudar a cultura em locais públicos.
Deixe um comentário