Prefeitura de Nova Lima é destaque no Prêmio Hugo Werneck

A premiação foi na categoria “Destaque Municipal” pelas boas práticas de proteção de áreas verdes, através da instituição do Plano Municipal de Proteção da Mata Atlântica.

O município de Nova Lima foi agraciado no último dia 29 de abril, com o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, na categoria “Destaque Municipal” pelas boas práticas de proteção de áreas verdes, através da instituição do Plano Municipal de Proteção da Mata Atlântica. Na ocasião, o prefeito João Marcelo Dieguez e o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, receberam o troféu considerado como o “Oscar da Ecologia”.

Em sua 15ª edição, o prêmio já se tornou uma referência nacional e faz parte do calendário institucional, empresarial e político nacional. A premiação visa reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações. Bem como destacar as empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições, políticos e personalidades que mais se dedicam à causa universal em defesa do planeta e de sua humanidade, vide a realidade das mudanças climáticas.

Idealizada pela Revista Ecológico, por meio do seu editor Hiram Firmino, o Prêmio Hugo Werneck conta com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados IGAM, IEF e FEAM. E, a nível nacional, do Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Prêmio conta com a legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza, com o apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). E o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica, dentre outros parceiros estratégicos.

Homenagem a Hugo Werneck

O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008). Um dos precursores da consciência ecológica na América Latina – ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce. O Doutor Hugo Werneck acreditava que só o amor, a informação e a educação ambiental podem mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente e à natureza que nos sustenta.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *