Presidente do Grupo EPO é o novo integrante do Conselho Curador da FDC

O engenheiro civil e empresário com mais de 40 anos de experiência no setor de construção civil e agroflorestal vai compartilhar o seu dinamismo e visão no conselho de uma das maiores escolas de negócios do mundo.

O presidente do Grupo EPO, Gilmar Dias dos Santos, foi eleito para compor o Conselho Curador da Fundação Dom Cabral (FDC). O empresário tomou posse no último dia 7 de agosto e irá fazer parte do conselho por três anos. Gilmar é engenheiro civil e empresário com mais de 40 anos de experiência no setor de construção civil e agroflorestal, com marcos importantes em diversos setores no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Gilmar está à frente do Grupo EPO e Grupo S&D há 32 anos. Desde sua fundação, em 1992, as empresas seguem transformando, positivamente, a realidade das cidades e regiões onde atua, levando infraestrutura, acessibilidade, desenvolvimento econômico, social e sustentável, e, principalmente, qualidade de vida.

“Entendo que a vivência que temos na prática, como empresário de setores importantes do país, podemos contribuir para a Fundação Dom Cabral, que é uma instituição que tem um viés educacional importantíssimo para a formação de pessoas e empresas nas áreas pública e privada”, destaca Gilmar Dias dos Santos.

Gilmar Dias é o atual presidente do Conselho da PROMAT – Associação das Empresas Produtoras de Madeira Tratada, foi presidente da Associação dos Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (2014-2020), onde continua associado; vice-presidente da área de materiais do Sinduscon-MG(2010-2016), diretor de Incorporações do CMI/SECOVI-MG – Câmara do Mercado Imobiliário e o Sindicato de Habitação (2013-2016) e vice-presidente do Conselho da AMIF – Associação Mineira de Indústria Florestal (2016-2020).

Como fundador e presidente do Grupo EPO, já foram mais de 2 milhões m2 de empreendimentos residenciais, comerciais e incorporações construídos e entregues; além de 18 empreendimentos urbanísticos, de alto padrão, em diversas cidades de Minas Gerais, entregues e em desenvolvimento. Participa da implantação de mais de 100 mil hectares de projetos agroflorestais no Estado, destacando-se desde a produção de mudas, plantio, manejo e colheita florestal, projetos de agricultura para produção de grãos, madeira tratada, serrada; além de projetos para produção de gusa nodular e aciaria, sendo referência no mercado nacional e mundial.

Meio ambiente, educação e área social

Em 2022, Gilmar fundou a Integra SA com o objetivo de implantar o maior projeto de educação de parceria público-privada da cidade de São Paulo, responsável pela geração de 6 mil postos de trabalho nas cadeias produtivas do grupo. Seu histórico profissional contempla, ainda, projetos ambientais, como circuito urbanístico e ambiental em Nova Lima (em fase de implantação) e diversas outras ações na cadeia produtiva para mitigação dos impactos ambientais, a implantação de projetos agroflorestais com a preservação de mais de 50% das áreas com reservas legais e Área de Proteção Permanente, com preservação de fauna e flora; produção nas unidades fabris com emissão zero (carbono neutro).

Na área social, está envolvido em parcerias com as comunidades próximas à atuação do Grupo EPO; apoio às comunidades carentes; criação da Escola de Evangelização em BH (Aliança da Misericórdia); além de apoio ao esporte infantil em diversas comunidades.

Já na área de governança, Gilmar investiu na criação do processo sucessório nas empresas em que atua; na reorganização societária e funcional de todas as empresas do grupo; além da criação dos conselhos de acionistas e conselho deliberativo em todas as empresas do grupo.

Identificação com os valores da FDC

“Acredito que, por meio da integração com os demais conselheiros, podemos colaborar com a perenização da Fundação Dom Cabral, e, assim, contribuir com a comunidade, especialmente a empresarial, a se desenvolver, não apenas visando o lucro, mas estendendo os resultados dos seus projetos para a sociedade”, ressalta Gilmar Dias dos Santos.
O Conselho Curador da Fundação Dom Cabral é o órgão de decisão máxima da instituição. Sua principal atribuição é assegurar a longevidade e zelar pelos valores e propósitos da Instituição, garantindo assim o cumprimento da sua missão. Atualmente é composto por 15 membros.

Para o cofundador da FDC e presidente da Diretoria Estatutária, professor Emerson de Almeida a presença do executivo Gilmar Dias dos Santos no Conselho Curador da instituição tem completa identificação com os valores da Fundação Dom Cabral. “O dinamismo, visão de futuro e sua compreensão dos desafios, não só do ambiente corporativo, mas o seu olhar para os desafios da sociedade, fazem com que sua contribuição seja extremamente valiosa para a FDC”, pontua.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *