Projetos das obras de mobilidade avançam. Em breve, Viaduto Ferradura será licitado

No Belvedere, a obra de alargamento do viaduto e da alça de acesso encontra-se em fase de validação do cálculo estrutural. Já o Viaduto em formato de “Ferradura”, projetado para ligar a saída da MG-030 à BR-356 (sentido Rio) está na fase de ajustes e atualização para o processo de licitação.

Moradores na divisa entre Nova Lima e Belo Horizonte vivem a expectativa do início das grandes obras de mobilidade previstas, que prometem trazer a melhora para o trânsito, o desenvolvimento da região e até mesmo a valorização dos imóveis. No Belvedere, a obra de alargamento do viaduto e da alça de acesso foi inserida no Plano de Metas 2025-2026 onde estão contidos todos os principais projetos do executivo a serem cumpridos durante a gestão. Segundo informou a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), na última semana foi realizada uma vistoria técnica no local para avaliar como será feita a remoção dos postes da Cemig, que é uma etapa fundamental para viabilizar a continuidade das obras de mobilidade Belvedere-Nova Lima.

A obra aguarda a conclusão dos serviços de validação do cálculo estrutural, o que garante maior segurança e qualidade à execução do projeto. Paralelamente a isso, a Sudecap também aguarda a reprogramação das etapas da obra por parte da empresa contratada. A expectativa é que as obras tenham início ainda neste primeiro semestre.

Viaduto da Ferradura

Enquanto isso, em Nova Lima, o tão aguardado Viaduto em formato de “Ferradura”, projetado para ligar a saída da MG-030 à BR-356 (sentido Rio de Janeiro) sem a necessidade de passar pelo “trevo” do BH Shopping, ganhou um longo e produtivo debate no Ministério Público e um Termo de Acordo foi firmado recentemente entre o MPMG e os municípios. A obra é considerada como prioridade para a melhoria do fluxo de veículos na região. Inicialmente concebida como contrapartida de um empreendimento no Vila da Serra, o Hymalaia, o Viaduto Ferradura está entre o conjunto de quatro obras que são fruto de acordo firmado no ano passado entre as Prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte, sendo essa de responsabilidade do município de Nova Lima.

Segundo informou a Prefeitura de Nova Lima, o acordo firmado permitirá que a Associação dos Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS) dê o primeiro passo no processo de contratação da obra. A expectativa do executivo é que a construção do viaduto se inicie ainda no primeiro semestre deste ano.

Processo de licitação

A obra do Viaduto Ferradura é a única que já possui o projeto executivo, embora um dos primeiros desafios seja a revisão do estudo original, pois um pequeno trecho invadia a Estação Ecológica do Cercadinho, conforme apontado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O estudo foi revisado pela Prefeitura de Nova Lima e o projeto foi adequado para garantir sua conformidade ambiental, obtendo aprovação tanto do IEF quanto do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG).

Segundo informou o presidente da Associação dos Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), Paulo Henrique Vasconcelos, durante a reunião no Ministério Público, no último dia 29 de abril, foi estipulado um prazo de 30 dias para atualização do projeto executivo e este vence agora no mês de junho. “A expectativa é que dentro de 15 a 20 dias o processo de licitação da obra seja lançado. Nesse momento, as equipes estão realizando alguns ajustes, como a atualização do projeto e de valores, pois o orçamento anterior tem mais de um ano”, explicou Paulo Henrique Vasconcelos.

Ele informou que o município de Nova Lima tem um papel importante na construção do Viaduto Ferradura. E que o mesmo participa do processo repassando valores estimados em contrapartidas de empreendimentos no município para o Fundo Pecuniário criado pelo MPMG, coordenado pela Promotora Dra. Marta Larcher, para compensação de impactos gerados na própria região. De acordo com a AVS, uma parte dos recursos já está depositada no fundo e vários empreendimentos que possuem contrapartidas para o município estão aptos a depositar.
A AVS deverá participar da obra nos mesmos moldes do empreendimento de tamponamento da trincheira, onde ficou com a responsabilidade de gestão e o município encarregado de fiscalizar todo o projeto e sua execução. E, em breve, uma nova reunião será realizada no Ministério Público com os órgãos de trânsito e obras dos dois municípios.

Mas, essa não é a única obra elencada pela gestão municipal para promover a integração do município e locomobilidade da população. Atualmente, outra grande expectativa dos nova-limenses vem com o desenrolar de importantes projetos do Plano de Mobilidade, como o retorno e a finalização da construção da Rodovia MG-437 ligando o centro de Nova Lima a Sabará, além da Estrada de Rio de Peixe, ligando a MG-030 – em Honório Bicalho – ao Jardim Canadá. E, ainda, a Avenida Flávio Pentagna Guimarães ligando a MG-030 ao Vila da Serra, cujas intervenções já foram iniciadas.

Parque Linear da Linha Férrea

Outra obra esperada e muito discutida é a construção do Parque Linear da Linha Férrea, na divisa entre o Belvedere e o bairro Vila da Serra. Após realizadas duas consultas públicas para ouvir a comunidade e coletar subsídios, o próximo passo é a consolidação de todo o material coletado nessas audiências e apresentá-lo ao Governo Federal para que avalie a cessão das áreas necessárias para as Prefeituras. A Prefeitura de Nova Lima espera que este protocolo seja entregue, em Brasília, nos próximos 15 dias.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *