Pulse Abarth e o veneno do escorpião

A marca italiana lançou recentemente a versão esportiva do Pulse, que foi desenvolvida pela divisão Abarth, que prepara os modelos de maior performance da Fiat e que tem como símbolo um escorpião. Ao contrário de vários modelos esportivados que têm aparecido no mercado brasileiro, o Pulse Abarth tem corpo e alma voltados para a performance.

Além do visual, marcado por “tatuagens” do escorpião na carroceira e no interior, grade esportiva na cor preta, detalhes na cor vermelha, bancos esportivos, rodas de liga de 17 polegadas na cor preta e dupla saída de escapamento, modelo é equipado com motor turbo de 185cv e câmbio automático de seis marchas com possibilidade de trocas manuais junto ao volante, além de ter suspensão, direção e freios preparados para uma maior performance. Resultado: 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos e máxima de 215km/h.

E esse escorpião é mineiro, pois embora tenha toda uma história que começou a ser escrita com o fundador da Abarth, Carlo Abarth, em 1949, o Pulse Abarth foi desenvolvido e está sendo produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG). Embora a comercialização oficial do modelo comece esta semana, o esportivo já havia feito diversas aparições, sendo revelado no BBB 22 e assumindo o posto de carro madrinha na recém-criada Fórmula 4, com monopostos empurrados por motor Fiat. Por fora, além do símbolo do escorpião e do nome abarth, completam a roupagem esportiva a grade na cor preta, os para-choques redesenhados, as rodas de 17 polegadas na cor preta e dupla saída de escape.

A inspiração esportiva continua nas opções de cores da carroceria, que pode ser Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcao ou Vermelho Montecarlo, sendo que esta última tem a opção de detalhes na cor cinza ou na cor preta. Por dentro, destaque para a cor preta que domina o interior, os bancos exclusivos em couro com o escorpião em baixo relevo, costuras vermelhas aparentes e com abas para segurar bem o corpo nas curvas e acabamentos na cor vermelha. Deixando o corpo e falando de alma, o Pulse Abarth é equipado com motor turbo, com injeção direta de combustível e bloco em alumínio, que gera potência de 185cv e torque de 270Nm, ambos quando abastecido com etanol.

O ritmo do “coração” é acompanhado pelo câmbio automático de seis marchas, que conta com uma calibração bem esportiva, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, melhorando a redução e a retomada de velocidade. Com boa relação peso-potência (6,9 kg/cv), o Punto Abarth sai da inércia e chega aos 100km/h em apenas 7,6 segundos, marca que o coloca entre os compactos mais rápidos do mercado, e crava 215km/h de velocidade máxima. Nosso primeiro contato com o esportivo foi no autódromo gaúcho de Tarumã, onde pudemos sentir todo o “veneno” do motor, incluindo o som que foi cuidadosamente preparado pelos engenheiros para completar o “clima” esportivo.

Além do motor, também pudemos sentir como a suspensão foi calibrada para segurar bem a carroceira nas curvas, como a relação direta da direção ajuda a manter sempre o carro na mão e como os freios possibilitam uma frenagem bem dentro da curva. Aliás, quando se aciona o “escorpião” no volante, há o que os engenheiros chamam de “vetorização dinâmica de torque”, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Além do modo esportivo, o Poison, que é acionado por um botão no volante, o Pulse Abarth tem outras duas regulagens de direção disponíveis: “Normal”, com foco em esportividade e conforto; e Manual voltado para versatilidade e personalidade.

Entre os itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução, a completa central multimídia com tela “flutuante”, ar-condicionado automático de digital, farol alto automático e o pacote de conectividade, com vários serviços. Na lista de equipamentos de segurança estão airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade e alerta de mudança de faixa.

Principais equipamentos

Modo de direção Poison, “borboletas” junto ao volante para troca de marchas, alerta de saída de faixa, escapamento duplo esportivo, frenagem autônoma de emergência, comutação automática de farol alto, quadro de instrumentos digital de sete polegadas configurável, carregamento de celular por indução, central multimídia MyCar com tela de 10,1 polegadas, pacote de serviços conectados, partida remota, ar-condicionado automático e digital, sensores crepuscular e de chuva, bancos revestidos em couro e com abas laterais e logo do escorpião, faróis, luzes e lanternas totalmente em LED; volante revestido em couro perfurado e console central elevado.
• Preço – R$ 149.990,00.

Ficha Técnica

• Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm3 de cilindrada, 16V, turbo, flex, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais; e traseira, semi-independente, do tipo eixo de torção
• Dimensões – Comprimento, 4,11m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,53m
• Sistema de freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17
• Porta-malas – 370 litros
• Tanque de combustível – 47 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.281 quilos

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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