A solução digital diminui em quase 50% o tempo de permanência no pronto-socorro. Clínica Médica e Pediatria lideram a demanda por atendimentos.
A Rede Mater Dei de Saúde tem a inovação como pilar essencial para transformar a experiência dos pacientes. Buscando sempre novas soluções para tornar o atendimento mais ágil e eficiente, a instituição foi pioneira no Estado ao desenvolver a Fila Virtual, um sistema que já reduziu em quase 50% o tempo de permanência no hospital. A tecnologia permite que parte da espera aconteça no conforto de casa, proporcionando mais comodidade em momentos de fragilidade.
“A Fila Virtual otimizou o fluxo de atendimento e reduziu o tempo de permanência dos pacientes no pronto-socorro. Isso desafogou o acolhimento e permitiu que a equipe de enfermagem se dedicasse ainda mais ao cuidado e à assistência. Agora, por volta de 50% do tempo total de espera pode ser cumprido em casa, tornando o atendimento mais ágil e confortável “, comenta a Diretora de Inovação e Experiência do Paciente da Rede Mater Dei, Dra. Lara Salvador Géo.
Inovação a favor do paciente
A tecnologia utiliza inteligência artificial para gerenciar o fluxo de atendimento de forma dinâmica e personalizada, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desenvolvida pela Rede Mater Dei em parceria com a A3Data, o sistema atualiza os tempos de espera em tempo real, garantindo mais previsibilidade e eficiência para quem aguarda atendimento.
Com a previsão dinâmica de espera e o check-in automatizado, etapas burocráticas foram eliminadas como, por exemplo, o tempo entre o cadastro e a consulta médica. Como resultado, o índice de satisfação – NPS (Net Promoter Score) dobrou, refletindo a percepção positiva da solução.
Compromisso com a excelência
Inicialmente implantado no Hospital Mater Dei Contorno, a Fila Virtual está focada em garantir fluidez aos atendimentos não urgentes como, por exemplo, nas especialidades de Pediatria (24,6%) e Clínica Médica (21,5%) que concentram a maior demanda do pronto-socorro.
Outra boa notícia é que, a partir da segunda quinzena de fevereiro, a solução será expandida para todo o complexo da Rede Mater Dei na Região Metropolitana de Belo Horizonte e também em Salvador.
No entanto, vale destacar que a Fila Virtual não substitui a triagem médica presencial: “A classificação de risco segue os protocolos hospitalares para garantir um atendimento seguro e eficaz”, explica a Diretora.
Além da eficiência operacional, os prontos-socorros da Rede Mater Dei demonstram uma taxa de conversão em internação de apenas 5,1%, um índice inferior à média de 10,8% da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Isso demonstra a qualidade do atendimento prestado e a capacidade da rede em oferecer intervenções precoces e eficazes.
Atenção
A Fila Virtual foi criada para agilizar e antecipar atendimentos no pronto-socorro, proporcionando mais conforto e eficiência. No entanto, todos os procedimentos assistenciais de triagem e priorização continuarão sendo realizados presencialmente no hospital, garantindo a segurança dos pacientes.
Importante:
● Pacientes com sintomas graves devem procurar a unidade mais próxima imediatamente.
● Se o tempo estimado de espera for inferior a 20 minutos, recomenda-se ir diretamente ao hospital para o atendimento.
● Menores de idade podem utilizar a Fila Virtual, desde que acompanhados por um responsável.
● Pacientes prioritários devem informar essa condição no cadastro para garantir seus direitos conforme a legislação vigente.
Benefícios da Fila Virtual
Para os pacientes
● Entrar na fila do pronto-socorro antes de sair de casa.
● Reduzir o tempo de permanência no hospital.
● Ter previsibilidade sobre o tempo médio de espera.
Para a equipe médica
● Reduzir a sobrecarga operacional do pronto-socorro, permitindo uma gestão mais eficiente do fluxo de pacientes.
● Dedicar mais tempo ao atendimento clínico, garantindo mais agilidade e qualidade no cuidado.
Para a comunidade
● Diminuir aglomerações no pronto-socorro, tornando o ambiente mais seguro e organizado, especialmente em períodos de surtos sazonais.
● Estimular práticas inovadoras que priorizam o bem-estar dos pacientes e a eficiência dos serviços de saúde.
Diferenciais da Fila Virtual
● Check-in rápido via totens de autoatendimento, reduzindo filas e burocracia.
● Acompanhamento remoto em tempo real, proporcionando mais conveniência e previsibilidade para os pacientes.
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