Avenida está recebendo uma completa revitalização, com novos canteiros de alvenaria, paisagismo e mobiliário urbano no trecho entre o Edifício Atlanta e o Centro Empresarial Vila da Serra.
A Alameda Oscar Niemeyer está recebendo o paisagismo dos passeios de alvenaria construídos entre o Edifício Atlanta e o Centro Empresarial Vila da Serra. O ajardinamento leva a assinatura da paisagista Ana Paula Fonte Boa e o projeto urbano dos canteiros da arquiteta Bruna Palhares. Os servicos compreendem todo o paisagismo, a construção de novos canteiros e revitalização de antigos, a instalação de mobiliário urbano e de sistema de irrigação automático e o plantio de seis palmeiras imperiais de grande porte.
As profissionais foram contratados pela Vila da Serra Empreendimentos, empresa que participa desse projeto com investimentos da ordem de R$ 450 mil, sendo R$ 70 mil de uma compensação de um empreendimento local.
A Prefeitura de Nova Lima, por sua vez, está doando as mudas – exceto as palmeiras – e realizando o plantio das mesmas nos canteiros de alvenaria instalados numa grande extensão da Alameda Oscar Niemeyer. O trabalho vem sendo executado sob a orientação da paisagista e realizado pela secretaria de Obras. Mais de 3 mil mudas estão sendo utilizadas e vão conferir mais embelezamento à via.
As plantas escolhidas são viburnos, agapanthus roxo e moreia branca, espécies perenes, com tolerância ao sol, com belas folhagens decorativas no ano inteiro. Para a secretária da Regional Norte, Lilian Viana, o paisagismo dos novos canteiros confere revitalização e embelezamento para a Alameda. As espécies escolhidas vão trazer organização, melhoria e qualidade de vida para todos que passarem pelo local.
“Este é um projeto que mantém a identidade visual da avenida. Dessa forma, o paisagismo, além de trazer benefícios estéticos, irá criar uma área com uma identificação maior da população. E, como todo paisagismo acaba sendo uma extensão da nossa casa, essa intervenção verde com mudas ornamentais merece receber cuidados da população e uma manutenção constante. É bom ver a região ganhar mais que um efeito visual atraente, o verde nas calçadas e maior conforto e bem-estar para os moradores”, destacou Lilian Viana.
Ainda segundo ela, como a intervenção paisagística recebeu também uma compensação de um empreendimento local, “é importante que em todos os processos desse tipo, que contrabalanceia os impactos em uma região venham para onde o fato foi gerado”, finalizou.
Deixe um comentário