O cantor e compositor mineiro Robson Santos apresentou ontem ao público “Procissão”, um single que transcende a música para se tornar um retrato poético da vida em suas múltiplas facetas. Enraizada na cultura e espiritualidade mineiras, a canção mistura o cotidiano e o transcendental, em uma obra que encanta pela riqueza de suas camadas e significados.
Com participação especial do aclamado instrumentista Jaques Morelenbaum, conhecido por sua atuação ao lado de ícones como Tom Jobim, Marisa Monte e Caetano Veloso, Procissão é elevada a um patamar de refinamento musical, harmonizando a simplicidade lírica com a sofisticação melódica.
A Procissão da Vida
Na letra de Procissão, Robson Santos entrelaça elementos que, em fila, caminham juntos na jornada da existência. Há o padre que conduz a fé, o pato que simboliza o natural e o mundano, o menino que carrega a inocência, e o destino, que todos perseguem sem conhecer.
Em sua procissão, o sagrado e o terreno coexistem. Almas ecoam em cada verso, delírios lembram a fragilidade humana, enquanto a festa e a reza convivem como partes inseparáveis do ser mineiro, onde o profano e o devoto se misturam. A vela acesa ilumina a espiritualidade, enquanto a luz da lua acompanha os passos de quem segue na noite, ora em silêncio, ora em celebração.
Música e tradição
Com referências que transitam entre a cultura popular e a introspecção poética, Robson Santos resgata a força narrativa que só a música pode carregar. A cada acorde, Procissão desenha um cenário que celebra a vida em sua plenitude – uma caminhada coletiva, mas profundamente íntima.
Robson Santos
Robson Santos é compositor e intérprete com 15 CDs gravados e cerca de 150 composições, que vão do rock ao baião, passando pelas baladas, samba, jazz e bossa nova. Foi um dos primeiros artistas independentes do mercado brasileiro, ou seja, nunca houve vínculo com gravadoras. Nascido no Rio de Janeiro, Robson já residiu em várias cidades brasileiras e também no exterior, mas criou raízes na capital mineira. Em paralelo, o músico tem uma carreira sólida de mais de 30 anos como cientista na área de cardiologia, é professor emérito da UFMG e um dos nomes da ciência mais respeitados do país.
O lançamento de “Procissão”assistido pelo público ontem já está nas principais plataformas de streaming.
Ficha técnica
Procissão – Robson Santos
Arranjo e produção: Christiano Caldas
Voz: Robson Santos
Cello: Jaques Morelembaum
Violão: Renato Saldanha
Contra baixo: Bruno Vellozo
Bateria: Cyrano Almeida
Teclado e Programação: Christiano Caldas
Coro: Robson Santos, Pedro Motta Santos, Denize Schineider, Christiano Caldas
Gravado, mixado e masterizado no Studio 71 BH por Christiano Caldas
Gravação de Cello: Visom Digital RJ – Engenheiro de gravação: Ricardo Dias
Crédito da foto:
Foto: Divulgação/ Cássia Cinque / cedida
Deixe um comentário