A nova composição da Assembleia de Minas

Com a conclusão da apuração das Eleições 2022 é possível conhecer a nova composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Do total de 77 parlamentares eleitos, 52 estão entre os que disputaram a reeleição e 25 são novatos. Foram eleitas 15 deputadas, o que representa um recorde histórico. O maior número até então havia sido de 11 mulheres, em 2002, e 10 em 2018. Atualmente, nove deputadas exercem mandato.

Dos deputados estaduais que vão integrar a 20ª Legislatura (2023-2027), os cinco mais votados disputaram a reeleição. O primeiro colocado foi o deputado Bruno Engler (PL), que conquistou seu segundo mandato. Em segundo lugar, vem a deputada Beatriz Cerqueira (PT), também eleita para o segundo mandato.

Já o deputado Cássio Soares (PSD), em terceiro lugar, elegeu-se para o quarto mandato. Em quarto lugar, o deputado Antônio Carlos Arantes (PL) conquistou o sexto mandato. O quinto colocado foi o deputado Mauro Tramonte (Republicanos), que obteve seu segundo mandato.

Recorde de mulheres

Com 15 deputadas, o parlamento terá o maior número de representantes femininas da história, mas elas ainda são minoria. Com 15 mulheres eleitas deputadas estaduais, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá a maior bancada feminina da sua história a partir de 2023. Seis dessas conseguiram a reeleição, enquanto outras nove terão seu primeiro mandato. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) chegará ao segundo mandato como a mais votada entre as mulheres e, com quase 250 mil votos, foi a segunda mais votada para o cargo este ano.

Retornam à ALMG na 20ª Legislatura (de fevereiro de 2023 a janeiro de 2027): Leninha (PT), Ione Pinheiro (União), Delegada Sheila (PL), Andréia de Jesus (PT) e Ana Paula Siqueira (Rede).
As novas deputadas serão Lohanna (PV), Lud Falcão (Pode), Macaé Evaristo (PT), Nayara Rocha (PP), Bella Gonçalves (PSOL), Maria Clara Marra (DC), Alê Portela (PL), Chiara Biondini (PP) e Marli Ribeiro (PSC

Renovação é de 32,46% na ALMG

Ao todo, 25 novos deputados vão ingressar no Parlamento na 20ª Legislatura, o menor número dos últimos 20 anos. Os eleitores mineiros que foram às urnas, neste domingo (2/10/22), elegeram 25 novos parlamentares para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que tem início em 1º de fevereiro de 2023. Outros 52 deputados estaduais foram reeleitos.

Dessa forma, houve uma renovação de 32,46%, o que representa o menor percentual dos últimos 20 anos. Esse número leva em consideração o total de urnas apuradas.

Esses são os deputados matematicamente eleitos no Parlamento mineiro, mas é importante ressaltar que a lista oficial com os 77 nomes ainda terá que ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 66 atuais deputados que tentaram a reeleição para a ALMG, 52 retornaram, perfazendo um índice de 67,53% de sucesso.

Ainda nas eleições de 2022, quatro parlamentares não concorreram a nenhuma vaga no Poder Legislativo ou no Poder Executivo mineiro ou federal, um deputado se candidatou a vice-governador, um a senador, outro a suplente de senador e quatro a deputado federal. (Com ALMG)

Share this post

Comments (2)

  • Welber Nery Souza Reply

    Excelente matéria. Estou em Portugal até 23out22 e pude ler a sua matéria atualizandi-me.abraco.Parabens Welber Nery

    12 de outubro de 2022 at 14:00
  • Lúcio Antônio silva Reply

    Guê todos trabalha

    13 de outubro de 2022 at 15:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *