Causa Animal avança em Nova Lima com atendimento de alta complexidade

Além do convênio com Hospital Veterinário da Newton Paiva serão oferecidos procedimentos como castração, controle e identificação de endemias, chipagem de animais, eutanásia, destino de carcaça, internação veterinária e até mesmo lar temporário e transporte de animais em situação de vulnerabilidade de urgência.

A Prefeitura de Nova Lima acaba de celebrar mais um importante convênio, dessa vez para otimizar os resultados da causa animal. No último dia 20 de julho, o prefeito João Marcelo Dieguez oficializou o acordo com o Hospital Veterinário da Newton Paiva, para atendimentos de alta complexidade de animais da cidade. O funcionamento dos serviços no hospital veterinário será de segunda a sexta-feira e prevê a realização de castrações, exames e consultas eletivas e emergenciais. Serão atendidos animais de tutores com renda dentro dos critérios previstos, inscritos no CadÚnico, protetores e ONGs. O transporte dos animais também será ofertado pela Gestão Municipal.

“Agora o hospital veterinário da Newton Paiva, que é um hospital de ponta preparado para atender a alta complexidade médica veterinária, faz parte da política pública de proteção e bem-estar animal construído em Nova Lima. Essa política pública só é possível com o apoio do deputado federal Fred Costa, através de envio de emendas parlamentares e todo o suporte técnico da equipe de seu gabinete para nos orientar, como gestores, nessa implementação para tornar Nova Lima como referência no âmbito do Estado. O hospital vem incorporar uma rede já credenciada, que foi habilitada através do chamamento público realizado, que aliás encontra-se aberto de forma permanente para qualquer clínica, consultório ou hospital veterinário que atua em Nova Lima ou que queira atuar no município”, informou Gabriel Coutinho, secretário de Meio Ambiente.

A causa animal é definida pela administração João Marcelo Dieguez e conta com um conjunto de ações que compreendem cuidado, assistência médica e castração. Por meio do credenciamento das clínicas, hospital e médicos veterinários, vários animais terão atendimentos gratuitos na cidade. De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, por esse convênio serão oferecidos procedimentos como castração, controle e identificação de endemias, chipagem de animais, eutanásia, destino de carcaça, internação veterinária e até mesmo lar temporário e transporte de animais em situação de vulnerabilidade de urgência.

Procedimentos

Para receber o atendimento, os responsáveis deverão procurar o setor de protocolo da Prefeitura, localizado na Praça Bernardino de Lima, 80, Centro, e abrir um processo administrativo, solicitando o atendimento. Um protocolo é aberto para gerar um cadastro de controle de pagamento do serviço prestado e, em seguida, a Secretaria de Meio Ambiente é comunicada para realizar todo o encaminhamento do processo. “Nos casos de urgência e emergência, ou de crimes de maus-tratos, ou quando o direito animal esteja sendo violado e seja cabível o enquadramento na Lei Sansão, é fundamental acionar imediatamente a Guarda Municipal, que inclusive nesta gestão está apta através de arcabouço legal atuar nesses crimes”, informou Gabriel.

Segundo o secretário, a política pública de bem-estar animal em Nova Lima é constituída pela fiscalização e acompanhamento através da Guarda Municipal, e por uma rede conveniada de clínicas e veterinários que foi credenciada pelo município. Vale lembrar que os credenciamentos não são voluntários, o município paga as clínicas e os prestadores de serviços credenciados pelos procedimentos realizados.

Programa de castração

Além desse importante convênio, outra ação de bem-estar animal ganha destaque no município. Nova Lima realiza o maior Programa de Castração animal de Minas Gerais. Desde o início do mandato de João Marcelo já foram realizadas mais de 3 mil castrações, nas clínicas credenciadas e junto a parcerias com o Ministério Público, para animais de pessoas de baixa renda e atendidas pelo CadÚnico, animais comunitários e de ONGs e protetores organizados e independentes.

“A parceria com o hospital não é uma ação isolada, faz parte de uma política pública mais ampla. Recentemente, criamos a Coordenadoria do Bem-estar e Causa Animal, que conta com equipe técnica para acompanhar as ações, com um advogado, um médico veterinário e um coordenador que atua na causa. Além de inúmeras inovações que têm sido feitas no âmbito ambiental na área de licenciamento ambiental e participação popular, Nova Lima está construindo um novo marco. Com recurso público, com acompanhamento e articulação com as entidades, com legislação, e com apoio das entidades, construímos o fórum de bem-estar animal, para discussão e debates com a sociedade civil”, ressaltou Gabriel Coutinho.

Para casos emergenciais, o cidadão pode acionar a Guarda Civil Municipal Ambiental pelos telefones (31) 3541-4376 e 3541-5050 ou pelo WhatsApp (31) 97131-8863, que será orientado sobre o devido encaminhamento do animal.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *