A Everest Empreendimentos, empresa responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do Himalaya Town Center, empreendimento de uso misto que será instalado no Vila da Serra, deu início à etapa preliminar de sondagem das futuras intervenções de mobilidade propostas para mitigar o impacto no trânsito da região.
O trabalho foi iniciado no Belvedere, em uma área lindeira à via de acesso ao trevo do BH Shopping. Segundo informou a Assessoria da empresa, as intervenções consistirão em moderno projeto semafórico conhecido como DDI no trevo do BH Shopping, alargamento debaixo da linha férrea, na saída da MG-030 e viaduto em formato de ferradura que será construído por cima da BR-356.
Ainda de acordo com a Assessoria do Everest, todas estas obras serão realizadas antes da inauguração do empreendimento.
Mitigar impactos
Para mitigar os impactos que o empreendimento irá causar no trânsito da região, além de contribuir para a solução dos problemas já existentes, o Himalaya Town Center contratou empresas especializadas em estudos de tráfego, para desenvolver o projeto com a melhor solução para cada uma das questões viárias identificadas.
O Relatório de Impacto de Circulação (RIC) do Himalaya já foi entregue ao Governo do Estado, com a indicação de um conceito de mobilidade com essas soluções já aprovadas. No momento, as obras de intervenção estão em fase de detalhamento do projeto executivo, e somente após este estudo pronto as obras serão iniciadas. O Himalaya aguarda o alvará construtivo a ser emitido pelo Município de Nova Lima, mas tem aprovadas todas as licenças ambientais no âmbito do Estado para instalação e operação do empreendimento, considerando os potenciais riscos de impacto ambiental.
Projeto Mixed Use
O Himalaya Town Center traz projeto inovador e único no Estado, que contempla 3 torres residenciais, 2 torres comerciais, town center, centro de convenções, teatro e um hospital do Grupo Oncoclínicas. Desenvolvido e gerenciado pela Everest Empreendimentos e projetado pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura, o complexo arquitetônico será construído na Alameda Oscar Niemeyer, no Vila da Serra, em um terreno de 53 mil m2, em frente aos hospitais Biocor e Vila da Serra. Com um aporte financeiro de cerca de R$ 1 bilhão, o projeto de 233.800 m2 de área construída vai contemplar um centro comercial completo, com uma grande área de convivência e lazer cheia de fontes e jardins com mais de 20 mil m2, além de um estacionamento para cerca de 2.500 veículos.
Deixe um comentário