Dos atuais deputados estaduais, 66 tentarão reeleição

Outros quatro integrantes da ALMG buscam vaga na Câmara Federal, e dois concorrem como vice-governador ou senador. Dos atuais deputados estaduais que atuam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 66 vão tentar a reeleição, quatro vão se candidatar a deputado federal, um a vice-governador, um ao senado, um a suplente de senador e quatro não concorrerão a nenhuma vaga no Legislativo ou no Executivo mineiro ou federal nas eleições de 2022.
As votações acontecem nos próximos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno). Além dos cargos majoritários de presidente, governador e senador, os cidadãos brasileiros vão escolher seus representantes nos parlamentos federal (Câmara dos Deputados) e estadual (Assembleia Legislativa). Em Minas Gerais, serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais, bem como será renovada a vaga para um de seus três senadores.

TCE

Entre os deputados estaduais desta 19ª Legislatura que não tentarão a reeleição, está o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, no início de julho, oficializou candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A candidatura ainda aguarda parecer em comissão especial, para depois ser votada no Plenário.
A deputada Celise Laviola (Cidadania) também não vai concorrer à reeleição para apoiar a candidatura do seu filho Zé Laviola (Novo). Já Léo Portela (PL) anunciou que deve se mudar para o exterior após o fim do seu mandato, mas vai apoiar a candidatura da irmã, Alê Portela (PL).
Da mesma forma, Sávio Souza Cruz (MDB) não vai tentar se reeleger, mas deve apoiar outros candidatos, como o ex-presidente da ALMG Adalclever Lopes (PSD), que tenta voltar ao Parlamento mineiro após se candidatar a governador nas eleições de 2018.

Executivo estadual e Legislativo federal

Alguns parlamentares vão tentar outros cargos na política estadual e federal, como o deputado André Quintão (PT), que concorre a vice-governador na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas.
O deputado Cleitinho Azevedo (PSC) tenta uma vaga no Senado, enquanto Virgílio Guimarães (PT) é o primeiro suplente na chapa de candidatura também ao Senado de Alexandre Silveira (PSD). Este último tenta a reeleição após assumir, no final do ano passado, a vaga deixada por Antonio Anastasia, que se tornou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
E caiu pela metade, de oito para quatro, o número de deputados estaduais candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados, comparando-se as próximas eleições com o pleito de 2018.
Desta vez, são candidatos a deputado federal os deputados estaduais Bráulio Braz (PTB), Glaycon Franco (PV) e Guilherme da Cunha (Novo), assim como a deputada estadual Rosângela Reis (PL).

RENOVAÇÃO

Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos, refletindo mudanças no cenário nacional, mas não chegaram a atingir metade do Parlamento.
Em 1998, último ano do primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os novos deputados representaram 38,97% do Parlamento eleito naquele ano. Na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação desse período: 46,75%.
Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 voltou a representar pouco mais de um terço dos deputados que tentaram a reeleição: 36,36% e 33,77%, respectivamente. Já nas últimas eleições, em 2018, o índice de renovação voltou ao patamar de 40,25%.

CANDIDATOS A DEPUTADOS

O número de candidatos a deputado estadual em Minas Gerais, neste ano, é praticamente o mesmo de 2018. Em 2022 são 1.381 pessoas na corrida por uma cadeira na Assembleia Legislativa (ALMG), enquanto em 2018 eram 1.382.
Já na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, houve um aumento do número de candidatos. Em outubro, o eleitor poderá escolher entre 1.071 nomes. Há quatro anos, eram 927 candidatos.
Os dados são da plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponíveis às 19h10 de segunda-feira (15), dez minutos após o final do prazo para o registro de candidaturas.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *