Eleições trazem mudanças no secretariado de Nova Lima

Os secretários exonerados vão disputar as eleições municipais deste ano, no cargo de vereadores.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, anunciou no último dia 01 de março os novos secretários da cidade. Quatro secretários deixaram as secretarias e vão disputar as eleições municipais deste ano, no cargo de vereadores. Deninha Taveira assumiu o cargo de secretária de Desenvolvimento Social, em substituição a Álvaro Azevedo. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico a substituta de Abner Henrique será Isadora Alves e na Educação foi empossado Marcos Evangelista substituindo Pedro Dornas. Elton Biage assume a Regional Nordeste no lugar de Ismael Soares que também é pré-candidato.

Já Débora Freire, ex-secretária de Política Urbanas, deixou o cargo para assumir a pasta de Política Estratégicas, antes ocupada por Isadora Alves. Gustavo Peixoto, que estava na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, assumiu a Secretaria de Política Urbana.

Conheça os novos secretários municipais:

Dirlene Rosana Taveira Corrêa – Deninha Taveira – Secretária de Desenvolvimento Social – A nova secretária possui vasta experiência na área social, com mais de três décadas em uma multinacional, desde Assistente Social até Gerente de Desenvolvimento Social. Suas habilidades incluem coordenação de projetos, gestão de investimentos sociais, mediação de conflitos e relacionamento com stakeholders. Graduada em Serviço Social pela PUC Minas, com pós-graduação em Responsabilidade Social e Especialização em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, sua dedicação ao desenvolvimento sustentável a torna uma figura valiosa para iniciativas de inclusão social e melhoria da qualidade de vida em comunidades.

Marcos Evangelista – Secretário de Educação – Evangelista é um profissional altamente qualificado em Comunicação Social, com especializações em Gestão Estratégica da Comunicação e Mestrado em Educação. Sua vasta experiência inclui parcerias com a prefeitura de Belo Horizonte e instituições de ensino. Ocupou cargos relevantes na UFMG e na Secretaria Municipal de Educação. Como professor e coordenador, contribui ativamente para a formação de educadores e o aprimoramento do sistema educacional, destacando-se em projetos de pesquisa, produção de material didático e aplicação de novas tecnologias no ensino. Sua dedicação reflete-se em seu extenso currículo e na atuação proativa em níveis local e nacional.

Débora Andrade Freire – Secretária de Projetos Estratégicos – Graduada em Engenharia de Produção e Engenharia Civil pela UFMG, com pós-graduação em Gestão de Negócios e MBA em Gestão e Empreendedorismo, possui uma trajetória de 12 anos em grandes empresas, principalmente na área de construção civil, infraestrutura e mobilidade. Fundou sua própria empresa de Educação Empresarial e se tornou consultora especializada em gestão de processos. Em agosto de 2022, assumiu a Secretaria de Política Urbana na Prefeitura de Nova Lima, focando em planejamento, desenvolvimento e ordenamento urbano com uma abordagem sustentável e integrativa. Agora, como secretária de Projetos Estratégicos, busca unir as melhores práticas de gestão de projetos do mercado com as demandas municipais.

Isadora Maria Alves Silva Romani – Secretária de Desenvolvimento Econômico – Formada em Controladoria e Finanças pela UFMG e atualmente cursa pós-graduação em Gestão de Projetos na USP. Sua carreira começou na Prefeitura de Nova Lima em 2017, onde trabalhou no gabinete do vice-prefeito, adquirindo uma compreensão profunda da administração pública. Em 2022, assumiu a liderança da Ouvidoria-Geral do Município, focando em promover transparência e participação cidadã. Desde 2023, atua como gestora de Projetos Estratégicos do gabinete do prefeito, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade. Essa jornada desafiadora e gratificante reforça seu compromisso com um serviço público eficaz e orientado para as necessidades da sociedade.

Gustavo Gomes Peixoto – Secretário de Política Urbana – Com mais de trinta anos de experiência em coordenação de obras e gestão de projetos, Gustavo Peixoto é um engenheiro civil reconhecido por sua liderança em construtoras e instituições renomadas. Destacou-se como secretário e subsecretário de Obras e Serviços Urbanos em Contagem e Nova Lima, supervisionando projetos de infraestrutura urbana de grande porte, e como presidente da TRANSCON, implementando iniciativas para melhorar a mobilidade urbana. Atuou em várias empresas como Engenheiro Master, garantindo a qualidade e excelência em projetos de construção civil. Sua habilidade em enfrentar desafios complexos e entregar resultados de alto padrão o torna uma figura respeitada no setor.

Álvaro Azevedo retorna à Câmara para cumprir mandato

Entre os secretários exonerados pelo prefeito de Nova Lima, João Marcelo, como pré-candidatos à Câmara Municipal, está o vereador Álvaro Azevedo, que estava licenciado da Casa Parlamentar para atender um convite do executivo. Líder do governo no início do atual mandato, ele agora retornou ao trabalho na Casa Parlamentar para cumprir seu mandato, está atuando em favor da população, e aproximando os moradores de condomínios junto à prefeitura.

Em seu segundo mandato como vereador, Álvaro Azevedo tem muito a comemorar neste período de 20 meses em que esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foram vários os programas criados para o bem-estar da população carente da cidade. Vale destacar planejamentos como: o Programa Jovem Aprendiz, que oferece agora uma bolsa de R$ 900,00 a mais 120 jovens estagiários da administração municipal; a ampliação da cesta básica de produtos distribuída aos mais carentes da cidade, com inclusão de itens de higiene pessoal e de limpeza; a instalação do Banco de Alimentos que visa combater a fome e a insegurança alimentar por meio da arrecadação de doações de gêneros alimentícios que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva. E, por fim, o maior programa de erradicação da pobreza e extrema pobreza no município, o Nova Renda, modelo de benefício no Brasil que atende hoje mais de 5 mil famílias nova-limenses.

Com o retorno de Álvaro à Câmara Municipal, o então vereador José Doroteu, que havia assumido o cargo durante o período da licença de Azevedo, deixou a cadeira parlamentar que ocupava, mas deve se lançar candidato à uma vaga nas próximas eleições.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *