Empreendedor afirma que incentivos oferecidos pelo município, localização e a proximidade com o mercado, gerando facilidade na distribuição, foram atrativos para a Cervejaria Albanos se instalar em Nova Lima.
Nos primeiros 18 dias de 2024, cerca de 88 empresas haviam sido registradas em Nova Lima, um número expressivo por se tratar das duas primeiras semanas do ano. Mas, afinal, quais são os fatores locacionais que empresas e indústrias veem em Nova Lima e que atraem seus respectivos investimentos?
A Cervejaria Albanos, instalada no Jardim Canadá, eleita a Melhor Cervejaria de Minas Gerais, em março de 2023, no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau, após Belo Horizonte e Nova Lima se tornarem polo de cerveja nacional e a Capital instituir uma legislação impedindo a operação cervejeira em áreas ditas comerciais, encontrou no município uma oportunidade para o seu negócio. A operação da empresa, que até então estava concentrada na Rua Piumhi, no bairro Sion, teve a fábrica transferida para o Jardim Canadá, em 2011.
Posição geográfica privilegiada
“Enquanto BH impede a operação, Nova Lima incentiva. Esta é a realidade e aqui estão aproximadamente 15 fábricas de cervejas de diversos portes. A nossa operação hoje está muito bem estruturada e já ocupamos quatro galpões. Os motivos que trouxeram a Albanos para a cidade estão relacionados aos incentivos oferecidos pelo município, à localização, a proximidade dos mercados, espaço para expansão e facilidades para a distribuição”, destaca Rodrigo Grego, diretor de Comunicação e Marketing da empresa.
Segundo ele, a facilidade de acesso aos principais corredores de mobilidade, como o Anel, a BR-356 e a BR-040, que leva para o resto do País, é o principal fator logístico para que a operação possa atender o Estado e o restante do Brasil. “A posição geográfica privilegiada com facilidade a vários acessos e a centros urbanos importantes, não apenas simplifica a distribuição de produtos, mas também favorece a logística eficiente, tornando-se um ponto estratégico para empresas que buscam expandir seus mercados na cidade”, destacou.
Outros itens que atraíram a Albanos são a mão-de-obra local e o acesso à infraestrutura, uma vez que a indústria de insumos se instalou também na região, tornando o Jardim Canadá um polo importante de negócios do setor.
A Albanos possui além da fábrica uma estrutura externa de eventos e o restaurante. A empresa emprega hoje cerca de 100 funcionários e pretende ampliar o mercado para atender mais bares e a operação de serviços. A empresa tem capacidade instalada para produzir até 300 mil litros de bebida por mês, e no momento são produzidos 230 mil litros/ mês de cerveja e chope.
Deixe um comentário