Gestão da Câmara de Nova Lima trabalha pelo diálogo, transparência e resultados positivos

ENTREVISTA / THIAGO ALMEIDA / Presidente da Câmara Municipal de Nova Lima

A Casa Legislativa de Nova Lima vem promovendo mudanças, trazendo mais cidadania e informações às pessoas, com uma proximidade maior da população. Hoje a Câmara tem um trabalho mais transparente, com mais diálogo, com uma relação harmônica e com mais articulação política tanto entre o Executivo, quanto entre todos os vereadores, o que tem impactado positivamente no avanço da aprovação de projetos de lei.

Thiago Almeida é o vereador mais jovem da cidade a assumir presidência da Câmara de Nova Lima. Com o compromisso de trabalhar para o avanço do desenvolvimento da cidade, ele vem realizando uma gestão diferenciada. O parlamentar conduziu a ampla reestruturação no quadro administrativo e no plano de cargos e salários dos servidores da Câmara e aprovou o fim da verba indenizatória – o que representou uma economia de quase R$ 1 milhão até o final da sua gestão. Esta nova configuração criada por ele promoveu uma redução de 23% nos custos com cargos.

A Câmara de Vereadores está encerrando o ano com inúmeros projetos aprovados, ações importantes e avanços alcançados. Nesta entrevista, Thiago Almeida faz uma avaliação dos trabalhos legislativos durante este ano, considerado um período produtivo e de muito trabalho, mas com desafios que culminaram em muitas realizações. Ele evidencia o importante trabalho dos vereadores e de servidores para construir ações que possibilitem o desenvolvimento da cidade.

JORNAL BELVEDERE – A percepção que se tem é que este ano foi muito produtivo para a Câmara de Nova Lima, com a participação de vereadores, com o alinhamento de posições e a aprovação de muitos projetos. Esta é também a sua avaliação? Qual o balanço você faz do ano legislativo?
VEREADOR THIAGO ALMEIDA – O balanço é muito positivo, uma vez que atingimos nosso objetivo de reestruturação da Casa. E, da maneira como as ações foram conduzidas, o dia a dia de trabalho onde colocamos a Câmara em prol da população. Hoje a Casa Legislativa recebe as pessoas e elas participam mais das ações e da aprovação de projetos. Um exemplo são as reuniões marcadas pela presença da população que acompanha todo o processo de apresentação de projetos e da votação. Tenho certeza que estamos atingindo as pessoas com essa forma de agir e trabalhar.

JB – Entre estes projetos aprovados durante o ano de 2023, qual deles a Presidência da Câmara considera o mais significativo para o povo nova-limenses?
Thiago Almeida – Sem dúvida nenhuma é o Nova Renda, um projeto de transferência de renda que tem a capacidade de atingir e impactar as pessoas, e ao mesmo tempo fornecer uma política pública de qualidade. Esse é um repasse muito grande que chega ao cidadão que realmente precisa. Ele ainda traz a nossa proposta de ter 1% do orçamento de todos os anos da Casa destinado ao Nova Renda. Ele será um programa contínuo e é um dos projetos mais importantes que tivemos nos últimos tempos.
O Nova Renda é um marco de política pública já implantado em uma cidade. São poucas as cidades que têm a capacidade, principalmente financeira, de conceder este benefício. É mais do que justo e certo poder desenvolver a nossa cidade e atender as pessoas. Esta transferência de renda é dinâmica e modifica vários agentes e rotinas dentro da cidade. Crianças passam a frequentar mais a escola, traz melhoria na qualidade de vida das pessoas e diminui o atendimento emergencial na área da saúde, entre outros.

JB – Na sua avaliação, qual foi o grande ponto positivo desta legislatura? Houve uma maior harmonia entre os vereadores?
Thiago Almeida – Sim, hoje temos uma harmonia muito grande dentro da Casa Legislativa. Isso também partiu de cada vereador que teve uma visão diferente do seu papel, e entendeu que é preciso fazer seu trabalho de forma bem-feita para que o bem comum prevaleça sempre. O bem comum é atender bem as pessoas e nós estamos ali para isso, nosso papel é ser fiscalizador e legislar para o povo. Além disso, o protagonismo não tem que ser nosso, ele é da cidade. Então, a cidade precisa crescer e os vereadores entenderam isso. Hoje, nossa dinâmica na Casa é muito boa, não temos pauta travada, projeto obstruído. Tivemos todas as reuniões com a presença maciça e participativa de todos, o que não era de costume na Câmara. Não existe mais esvaziamento das plenárias como nos tempos anteriores. Se buscar um retrospecto das reuniões, pode-se confirmar isso. É uma dinâmica diferente, com uma forma nova de fazer política, colocando a cidade no centro de tudo e os cidadãos como o ponto primordial desta cidade. Vamos encerrar um ano com muitas ações e conquistas, e com esta grande harmonia entre os legisladores. Afinal, cuidar desta cidade é prioridade desta legislatura.

JB – O que se pode notar também é que ocorreu um entendimento entre o Legislativo e o Executivo, o que também foi positivo. Hoje, os dois poderes municipais andam juntos e tem agregado resultados muito importantes para o município. A confiabilidade gerada, além da boa relação construída, está impactando em novos projetos e também atraindo novos negócios. Qual é o seu entendimento sobre esta mudança?
Thiago Almeida – Eu nem considero isso uma grande mudança. Acho que é um reconhecimento do nosso papel. Temos a autonomia dos poderes, igual todos têm, porém estamos ali para fazer nosso papel e executar de forma correta e bem-feita. Esta harmonia que há entre os poderes deveria repercutir no País inteiro, porque quem ganha é a população. Afinal, o cabo de guerra faz com que as coisas deixem de funcionar e o foco deixa de ser a cidade para ser do legislativo e do executivo. Então, fizemos diferente, as pessoas foram atendidas, assistidas, cuidadas. A dinâmica da cidade mudou e nós estamos agora colhendo os frutos desta dessa harmonia juntamente com as entregas que conquistamos.
Temos neste ano mais de R$ 30 milhões em emendas que estão chegando até à população, através de obras que estão sendo entregues, de cuidados com a saúde como o mutirão oftalmológico que já atendeu 10 mil pessoas, mas que chegará a 15 mil atendimentos, que é uma emenda impositiva de vereadores que trouxeram este projeto e todos entenderam que era um bom projeto para a cidade. Estas pessoas estão sendo assistidas por uma política pública implantada pela Câmara.
Estamos conseguindo a aprovação de várias obras que são pautadas pela Casa. E isso até há algum tempo não era visto porque o resultado só acontece através do trabalho do legislativo juntamente com o executivo. Por isso, esta mudança está gerando frutos para a população, como o Nova Renda, a iluminação pública de qualidade, o projeto oftalmológico, as entregas para o SAMU. São políticas voltadas para a saúde e para a educação. Esta harmonia se deve a isso, estamos ali pelas mesmas causas, os mesmos ideais de lutar e defender o povo nova-limense.

JB – Respeitando a autonomia de cada um dos poderes, este diálogo entre Legislativo e Executivo é salutar e traz mais benefícios para a população, já que os resultados acontecem com mais agilidade.
Thiago Almeida – Isso é muito importante. Estamos ali para legislar e fiscalizar, e o executivo para executar. Porém, neste ambiente atual de trabalho harmônico podemos discutir as pautas antes mesmo delas chegarem na Casa. Você tem tranquilidade e celeridade maiores para entender, discutir e aprovar esses projetos que são construídos juntos, como foi com o Nova Renda.
Nova Lima é hoje a cidade mais importante da Região Metropolitana, quer seja pela sua excelente localização, pela geração de emprego e de renda. É a cidade do presente e nós estamos trabalhando para que ela continue se projetando como a cidade do futuro. Houve uma dinâmica nos últimos anos onde a população fez uma escolha e esperava por essa mudança. Uma mudança de ação, de algo diferente. E os vereadores entenderam isso.

JB – O ano que vem será de eleições municipais. Sabemos que nos bastidores as composições políticas estão sendo alinhadas. E o vereador Thiago Almeida vai sair candidato ao Executivo de Nova Lima?
Thiago Almeida – O importante é falar sobre o processo eleitoral que vem no próximo ano. Temos hoje na cidade várias lideranças que têm a sua representatividade. Nosso compromisso com a cidade é obter um retorno na urna. Todos que trabalham num primeiro mandato, trabalham com o foco na reeleição. Nós estamos construindo esse processo do crescimento no município e é normal querermos o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo. A aprovação disso tudo está na urna.
Então, o desejo de todos é que as urnas possam falar do bom trabalho que está sendo feito. Nós vamos participar do processo eleitoral com todos que estão no mandato legislativo. Eu sou aquele que sempre pensa sobre construir o presente para colher os frutos no futuro. E, se por acaso não tivermos frutos para colher lá na frente, vamos plantar novamente.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *