O Himalaya Town Center, projeto de uso misto que está sendo implantado no Vila da Serra, está realizando uma série de visitas aos empreendimentos vizinhos às obras para garantir que nenhum edifício no entorno da construção seja afetado.
Para tanto, a empresa ADL Avaliação e Perícias de Engenharia tem realizado um trabalho detalhado de inspeção a cerca de 600 imóveis no entorno do Himalaya Town Center, entre prédios residenciais, áreas comuns de condomínios e edifícios comerciais. A vistoria cautelar não é obrigatória, mas faz parte do gerenciamento do projeto realizado pela Everest Empreendimentos, responsável pelo Himalaya.
Com equipes de vistoria já em campo desde o mês de junho, a previsão é de que as inspeções sejam concluídas até setembro. O engenheiro Arthur Duarte, responsável técnico pela vistoria, explica que a perícia está a cargo de uma empresa especializada em avaliações de engenharia, além de uma outra empresa, terceirizada e independente, que é a responsável pelos laudos técnicos de cada empreendimento. A vistoria está sendo realizada por um engenheiro e por um auxiliar de engenharia, a partir de agendamentos com os edifícios vizinhos da obra.
De acordo com Bruno Gazzinelli, um dos engenheiros responsáveis pela inspeção, a vistoria cautelar traz segurança tanto para os empreendimentos vizinhos ao Himalaya, quanto para o empreendimento, por resguardar todas as partes envolvidas no negócio.
Adriana Gribel, diretora da Everest Empreendimentos, reforça que a inspeção cautelar garante também a transparência e mostra o cuidado do empreendimento com a vizinhança do complexo de uso misto: “a visita de especialistas em engenharia aos apartamentos e empreendimentos vizinhos é fundamental para documentar o estado de cada um desses imóveis para, depois que o Himalaya estiver pronto, avaliarmos se todos esses edifícios estão da mesma forma como os encontramos agora. São visitas de técnicos e especialistas em vistoria cautelar que registram por fotos todo o edifício a fim de documentar o seu estado”.
Para Arthur Duarte, “o trabalho de vistoria cautelar é importantíssimo como serviço preliminar para a execução de qualquer obra, mas ainda é pouco utilizado por construtoras e incorporadoras. Porém, empresas sérias, que possuem responsabilidade social e conhecimento sobre a relevância desse trabalho, têm buscado a vistoria cautelar como forma de preservar e resguardar o direito de todos os envolvidos e afetados, de alguma forma, pela construção de um imóvel. O Himalaya Town Center é um excelente exemplo disso, atuando com transparência e respeito às pessoas e a seus imóveis”.
Himalaya Town Center
O Himalaya Town Center traz projeto inovador e único no Estado, que contempla torres residenciais, comerciais, town center, centro de convenções e um hospital. Desenvolvido e gerenciado pela Everest Empreendimentos e projetado pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura, o complexo arquitetônico será construído na Alameda Oscar Niemeyer, no Vila da Serra, em um terreno de 53 mil m2, em frente aos hospitais Biocor e Vila da Serra. Com um aporte financeiro de cerca de R$ 1 bilhão, o projeto vai contemplar, em 233.800 m2 de área construída, um centro comercial completo em uma praça central, três prédios residenciais, um hospital do Grupo Oncoclínicas, duas torres comerciais e uma grande áreas de lazer e de esporte, além de um estacionamento para cerca de 2500 veículos.
Deixe um comentário