Mudanças no primeiro escalão buscam trazer mais soluções, agilidade e eficiência para a Gestão Municipal.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, anunciou a troca de comando em 12 áreas do governo. As mudanças foram comunicadas em encontro realizado com o secretariado, na Pensão Retiro. Foram apresentados os novos gestores das secretarias de Administração, Comunicação, Desenvolvimento Social, Fazenda, Governo, Habitação, Obras e Serviços Urbanos, Segurança e Mobilidade Urbana, Projetos Estratégicos e Saúde, além da Ouvidoria Geral. A Secretaria de Planejamento e Gestão será ocupada interinamente até que o novo chefe da pasta seja anunciado.
“Completamos um ano e meio à frente da Prefeitura e encaramos muitos desafios. Temos feito bastante pela cidade, atendendo demandas históricas, com a entrega de importantes serviços e equipamentos públicos para a população, mas queremos fazer muitos mais”, afirmou João Marcelo Dieguez.
Segundo o prefeito, as mudanças buscam trazer mais soluções, agilidade e eficiência para a Gestão Municipal. “Agradeço a todos que colaboraram com o nosso governo de maneira decisiva, mas agora é o momento de trazer uma equipe nova. Tenho certeza que esse secretariado vai contribuir ainda mais com o nosso compromisso de cuidar das pessoas, para melhorarmos, a cada dia, a nossa cidade e a qualidade de vida dos nova-limenses”, ressaltou.
Novos gestores
Sete novos gestores chegam para trabalhar na Prefeitura de Nova Lima. O líder do governo na Câmara, Álvaro Azevedo, solicitará afastamento do cargo de vereador, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social. O advogado e ex-prefeito de Itaguara, Alisson Batista, é o novo secretário de Fazenda.
A ex-intendente da Cidade Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, Grasielle Esposito, assume a gestão da área de Projetos Estratégicos. A Secretaria de Comunicação será liderada por Maria do Socorro Almeida, que fez carreira como gestora pública no governo estadual e também atuou na iniciativa privada. Já a Secretaria de Habitação passa a ser comandada por Luciana Vasconcellos, que foi secretária adjunta de Relações Institucionais do Governo do Estado do Ceará.
O engenheiro civil Marcelo Pinto, ex-secretário municipal de Obras de Mariana e subsecretário de Manutenção Viária e Serviços de Contagem, é o novo secretário de Obras e Serviços Urbanos. Já a Secretaria de Administração fica sob comando de Henrique Pimenta, que foi gerente administrativo-financeiro e diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte.
Reformulação interna
Quatro servidores que estavam no governo tomaram posse em novos cargos. Cristiano Gomes, que estava interinamente na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, fica em definitivo como chefe da pasta, deixando a Secretaria de Fazenda. Diego Garzon, que já liderou a pasta do Desenvolvimento Social e estava à frente da Secretaria de Governo, é o novo secretário de Saúde.
Francisco Cançado deixa a Administração para assumir a Secretaria de Governo e, de maneira interina, a de Planejamento e Gestão. Por fim, Isadora Alves, que era diretora de Projetos Estratégicos, passa a ser a ouvidora-geral do município.
Quem são os novos secretários
• ALISSON DIEGO BATISTA MORAES – secretário de Fazenda – Advogado e especialista em Direito Constitucional, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Ciências Sociais pela PUC-MG / Área de concentração: Políticas Públicas e Poder Local, foi prefeito de Itaguara (MG) entre 2009 e 2016. Dirigiu o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itaúna e foi secretário de planejamento de Itaúna. Também atuou como servidor público em Itabira nas funções de assessor de Projetos e Captação de Recursos, secretário de Planejamento e chefe de Gabinete.
• ÁLVARO ALONSO PEREZ MORAIS DE AZEVEDO – secretário de Desenvolvimento Social – Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e pós-graduado em Poder Legislativo e Políticas Públicas pela ALMG e em Gestão de Projetos e Gestão de Negócios pelo Ietec, atualmente, é líder do Governo João Marcelo na Câmara (vereador reeleito).
• CRISTIANO ANTÔNIO VIEIRA GOMES – secretário de Segurança e Mobilidade Urbana – É capitão de Mar e Guerra (coronel) da Marinha, graduado em Administração de Sistemas, com Aperfeiçoamento em Administração Pública, MBA em Gestão Empresarial pelo COPPEAD UFRJ e Mestrado em Ciências Navais pela EGN-RJ. Fez carreira na Marinha, atuando nas áreas de Orçamento e Logística, com destaque para as funções de assessor de Planejamento, Orçamento e Patrimônio do Gabinete do Comandante da Marinha; encarregado da Divisão de Avaliação e de Planejamento Orçamentário do Estado-Maior da Armada e chefe do Departamento de Finanças da Brazilian Naval Commission em Washington-DC, dentre outras. Em Nova Lima, exercia o cargo de secretário de Fazenda.
• DIEGO GARZON HENRIQUE – secretário de Saúde – Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas, possui especialização em atendimento a vítimas de crimes violentos e em Psicanálise. Em mais de 15 anos de experiência na área pública, tem passagens pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura, Sindicato e Associação de Servidores, em áreas como a Assistência Social, Direitos da Cidadania e Defesa das Minorias. Foi diretor do Centro Risoleta Neves de Atendimento de Minas – Cerna. Ocupou, por duas vezes, o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Social e, por último, de secretário municipal de Governo.
• FRANCISCO EDUARDO DE QUEIROZ CANÇADO – secretário de Governo e interino de Planejamento e Gestão – Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Público e em Gestão de Contas Públicas, Fiscalização, Controle Interno e Externo de municípios e master coaching, atuou como diretor-presidente da Copanor e na diretoria de Gestão Corporativa da Copasa-MG. Também foi secretário de Planejamento e Gestão, cumulativamente com a Secretaria Municipal de Saúde, na Prefeitura de Bom Despacho, onde também atuou como procurador jurídico. Em Nova Lima, estava à frente da Secretaria Municipal de Administração.
GRASIELLE OLIVEIRA ESPOSITO – gestora de Projetos Estratégicos – Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa, é especialista em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e em gestão de conflitos entre executivos pela Universidade de Ohio (EUA). Foi CEO da Potenza, empresa de assessoria/consultoria empresarial com atuação no Brasil e em Portugal. Atuou como executiva, em áreas como desenvolvimento de projetos e parcerias, avaliação de mercado e produto. Foi secretária adjunta de Saúde de Muriaé e intendente da Cidade Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, coordenando a equipe de gestores.
• HENRIQUE APARECIDO PIMENTA – secretário de Administração – Bacharel em Direito pela Fundação Educacional Antônio Dadalto (FEAD), foi militar do Corpo de Bombeiros de Minas e servidor de Belo Horizonte, atuando como gerente administrativo-financeiro e diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, entre outras funções. É pós-graduado em Direito Público pela Universidade Fumec, em Previdência do Servidor Público Aplicada pelo Instituto de Estudos Previdenciários e em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá.
• ISADORA MARIA ALVES SILVA ROMANI – ouvidora-geral – Graduada em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP), tem experiência na iniciativa privada e, desde 2017, atua na Prefeitura de Nova Lima. Inicialmente, trabalhou na assessoria e relacionamento com comunidades do gabinete do então vice-prefeito João Marcelo Dieguez. Desde 2021, atuava como diretora de Projetos Estratégicos na Secretaria de Governo.
• LUCIANA DA MATA VASCONCELLOS – secretária de Habitação – Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, foi secretária de Relações Institucionais do Governo do Ceará e conselheira de Habitação em Contagem. Atua há mais de dez anos na área de habitação de interesse social, com experiência em empreendimentos públicos e na iniciativa privada.
• MARCELO HENRIQUES PINTO – secretário de Obras e Serviços Urbanos – Engenheiro Civil formado pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (atual Fumec) e especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, foi secretário municipal de Obras e Gestão Urbana de Mariana. Em Contagem, atuou como subsecretário de Manutenção Viária e Serviços, assessor técnico da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, diretor-geral de Operações, diretor de obras públicas e engenheiro-coordenador da Companhia Urbanizadora. Também atuou como engenheiro consultor da Secretaria de Estado da Educação e na iniciativa privada.
• MARIA DO SOCORRO COSTA ALMEIDA – secretária de Comunicação – Graduada em Administração de Empresa, com pós-graduação em Administração e Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro e em Marketing e Comunicação Corporativa, fez carreira como gestora pública no Governo de Minas Gerais. Atuou na iniciativa privada, nas áreas de comunicação, marketing e eventos, com passagens pela Terra Arquitetura e Promoções, Polo Produções, VB Comunicação, dentre outras.
Deixe um comentário