Em ato unificado de filiação partidária de 14 partidos políticos, o prefeito de Nova Lima ganhou o apoio de uma multidão de pessoas, de lideranças comunitárias e pré-candidatos às eleições de outubro, além de nomes expressivos como do vice-governador Mateus Simões e do deputado estadual João Vítor Xavier.
O convite do prefeito João Marcelo Dieguez para o ato unificado de filiação partidária de 14 partidos políticos levou uma multidão de pessoas ao espaço do SESI, em Nova Lima, que ficou completamente lotado com muitas pessoas do lado de fora do recinto, acompanhando até o final do evento. A filiação de pré-candidatos contou com a presença de lideranças e pré-candidatos e nomes expressivos da política como do vice-governador Mateus Simões, deputado estadual João Vítor Xavier, Wendel Mesquita, Felipe Saliba e do presidente do Cidadania Nacional, Comte Bittencourt, em um apoio suprapartidário à reeleição do prefeito João Marcelo. Na ocasião, foi lançada a sua pré-candidatura ao governo nas eleições municipais de outubro.
O presidente municipal do Cidadania, João Bosco Pessoa, abriu o evento lembrando dos problemas enfrentados no passado, ressaltou o trabalho do executivo e anunciou que este é um momento histórico desde o começo, e que a partir de uma engenharia política que foi instituída é esperado conquistar pelo menos 12 das quinze cadeiras na Câmara Municipal. Já Viviane Mattos, do União Brasil, falou em nome dos demais partidos e destacou o momento de união que vem convergindo todas as forças para Nova Lima avançar cada vez mais.
Não ao coronelismo
O vice-governador Mateus Simões ressaltou o trabalho de João Marcelo e a importância da continuação do seu trabalho. Já o deputado João Vítor Xavier enalteceu a gestão do atual prefeito e de como Nova Lima avançou ao querer mudar a forma de fazer política. Segundo o deputado, a cidade não aceita mais o coronelismo de antes e nem ataques em redes sociais daqueles que só criticam o executivo sem enxergar as conquistas do município em todas as áreas. Que não adianta criticar o que que está sendo feito, já que quem tinha que fazer não o fez e teve muito tempo para fazer. “Nova Lima optou por mudanças e a cidade ganhou com esta decisão”, afirmou o deputado.
O deputado João Vítor Xavier, se referindo aos pré-candidatos ao cargo de vereador, disse que uma eleição de vereador é um exercício de humildade, pois o candidato tem que ir de porta em porta em busca do apoio e, que precisa conhecer de perto os problemas de cada comunidade. O deputado também destacou o mandato do prefeito João Marcelo, que vem exercendo seu trabalho de maneira diferenciada, transparente, sendo um expoente nacional.
Ouvir a população
O prefeito João Marcelo Dieguez discursou mostrando as conquistas entregues neste primeiro mandato aos nova-limenses como a Tarifa Única R$ 2,00 do transporte público, os avanços nas áreas da educação e da saúde, como a entrega do Pronto Atendimento 24 horas no Jardim Canadá, e reforçou que a cidade pode crescer mais e que há muito a ser feito.
Para isso, reiterou o seu compromisso de percorrer a cidade e ouvir a população para somente assim traçar os novos rumos. O prefeito João Marcelo foi ovacionado com muito entusiasmo pelos participantes, mantendo sua integridade e inteligência emocional sem pronunciar ataques e ofensas ou se reportar a comparações políticas e gestão do passado.
O ato unificado de filiação partidária aconteceu dois meses após os presidentes dos 14 partidos políticos assinarem um manifesto intitulado “Para Nova Lima Continuar a crescer” de apoio à gestão do prefeito João Marcelo.
A filiação partidária é o vínculo formal que se estabelece entre um partido político e o eleitor e está estabelecido no Artigo 14 da Constituição Federal. Dessa forma, só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver na plenitude do gozo de seus direitos políticos, daí a resposta sobre por que alguns pretendentes ainda não se lançaram pré-candidatos. Até que a janela partidária se feche em 5 de abril, a movimentação das cadeiras dentro dos partidos políticos será grande.
Partido Novo quer se fortalecer em Nova Lima
Aproveitando o movimento de filiação partidária, o Partido Novo protagonizou um evento realizado no Vila da Serra, com a pretensão de voltar à cena política de Nova Lima. Em sua 1ª Reunião Partidária em Nova Lima em 2024, o Novo fez uma apresentação de seus pré-candidatos a vereador no município. O encontro recebeu dirigentes, empresários, filiados e não filiados do partido para discutir temas como o posicionamento da legenda no município e as estratégias para as eleições municipais deste ano. O presidente municipal do Novo, Bernardo Brandão, fez a abertura do evento ressaltando a importância do Novo ter sua representação dentro do município.
Os vereadores de Belo Horizonte, Braulio Lara e Fernanda Altoé, e o presidente estadual do Partido, Christopher Laguna, prestigiaram o evento que apresentou 11 pré-candidatos a vereador, nomes conhecidos de todas as regiões da cidade.
Na ocasião, o vice-governador Mateus Simões fechou o evento com um discurso lembrando sua experiência como vereador e como deve ser o trabalho que quem se lança pretendente a uma vaga política, e também sobre a importância de Nova Lima para o Estado e a visibilidade do município no cenário atual.
Nomes conhecidos da região se filiaram e são pré-candidatos, entre eles: Cida Miranda, Cláudia Versoza, Thomaz Mattos, Rafael Barreto, Eduardo Medeiros, Márcio Rodrigues e Humberto Moura.
Deixe um comentário