Mobilização de usuários, prefeitos e deputados pressiona governo por agilidade em medidas

Em mais um encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o deputado Fred Costa cobrou soluções e relatou a preocupação e mobilização de diversos segmentos da sociedade para encontrar uma solução pela melhoria da infraestrutura da rodovia BR-040 em prol da segurança.

A busca constante pela melhoria da infraestrutura da rodovia BR-040 em prol da segurança dos usuários está mobilizando diversos segmentos da sociedade para encontrar uma solução mais próxima antes da nova concessão, e até mesmo para pressionar o governo federal a tomar as medidas cabíveis com prioridade e celeridade.

Os trabalhos desses grupos começam com o movimento de prefeitos de cidades mineradoras localizadas do entorno da via, passam pelo legislativo com a atuação de parlamentares, como o deputado federal Fred Costa, e ganham respaldo técnico de instituições como o Crea, que vem elaborando estudos e apontando alternativas para a BR.

Vias alternativas para o trânsito de carretas

Em mais uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com representantes da diretoria da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Tribunal de Contas da União, para discutir questões relacionadas à trafegabilidade rodovia BR-040, o deputado federal Fred Costa, solicitou ao chefe da pasta que seja autorizada a utilização de vias alternativas para o trânsito de carretas de minério, notadamente a estrada Pico-Fábrica, que estava inutilizada em função de uma recomendação do Ministério Público do Estado. A criação desta rota permitiria a retirada de quase 3 mil carretas da rodovia BR-040.

“Esta rodovia não foi concebida para o número de veículos de passeio e de cargas que nela trafegam. E a utilização dessa estrada de 24 km feita por mineradoras vem como um alento para solução desse problema, uma vez que 54% das ocorrências de acidentes são de veículos de carga. Precisamos trabalhar em conjunto, realizar um acordo, para termos um trânsito de veículos alternativo, pois esta estrada está pronta. Este seria um paliativo muito significativo até as aguardadas obras de duplicação da rodovia. Se uma vida significa muito, estamos falando de praticamente 30 vidas ceifadas e um trecho específico da rodovia, em um período curto de tempo, de apenas quatro meses”, disse Fred Costa.

Em resposta ao pleito do deputado Fred Costa, o ministro Renan Filho, por sua vez, informou que “o Brasil é o terceiro país do mundo onde há mais mortes em rodovias. Esse conflito urbano, especialmente entre carga de minério e rodovia, precisa ter uma discussão ampla para ter uma solução, com a participação dessas empresas. Este é um debate relevante. a BR-040 é a joia da coroa, ela vai ter a concorrência e a concessão. Ela é uma das rodovias mais atrativas do Brasil, porque tem menos riscos geológicos, tem tráfego conhecido, já está com uma boa parte do investimento feito. Estou à disposição para discutir qualquer entendimento que a bancada queira fazer. Minas Gerais terá cinco leilões no próximo ano, mas nossa prioridade é a BR-040, e esse será o primeiro leilão de 2024”, disse Renan.

Segundo o ministro, a estrada Pico-Fábrica, por ser estadual, o ministério não pode atuar, a não ser que ela seja federalizada. E que é importante observar a estrutura da nova rodovia para o transporte de minério, porque senão ela durará apenas seis meses. Em nota enviada ao JORNAL BELVEDERE a Vale informou que “o processo foi encerrado após a celebração de acordo. Cabe esclarecer que a estrada Pico-Fábrica, localizada em área particular da empresa, está atualmente inoperante,” disse em nota a Vale.

Estudo do CREA

Um estudo feito pelo Grupo de Trabalho do Crea-MG sobre as condições operacionais e de segurança a fim de encontrar soluções de engenharia para reduzir de danos materiais e pessoais, óbitos e lesões graves, no trecho da Rodovia BR-040 que se estende do km 563 ao km 617, entre Nova Lima e Congonhas, divulgado durante o “Seminário Engenharia na BR-040”, mostrou as condições da rodovia. Num trecho de pouco mais de 54 km, apenas 7,6 km são de pista dupla e outros 46,5 km de pista simples.

O estudo realizado em nove meses é composto por oito capítulos e aponta que a cada ano a situação da rodovia apresenta mais perigosa, com problemas na infraestrutura como estreitamento de vias nas obras de arte especiais, aumento do tráfego intenso de carretas de minério, ausência de drenagem e de acostamento, e pistas com deformidades. O relatório ainda mostra locais onde há incidência de sinistros com alta frequência, especialmente próximo a entrelaçamentos. Outros fatores críticos que foram observados no estudo são as curvas sinuosas, pistas simples e trechos sem separador central.

O relatório feito pelo CREA foi baseado no relatório base 2020/2022, elaborado pelo engenheiro civil e ex-conselheiro do Crea-MG Hérzio Mansur, e em dados da PRF de 2017 a 2023. No período foram registrados 1307 sinistros, que culminaram em 1720 pessoas de férias e 135 mortes.

Impacto no turismo

A situação da BR-040, com ocorrência de sinistros e inúmeros congestionamentos tem causado problemas para vários setores da economia, com impactos no turismo. Segundo informou Domingo Costa, membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, as condições na via têm gerado crescente apreensão devido aos efeitos adversos no setor turístico.

“Estudos indicam que destinos emblemáticos como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rei, Tiradentes e outras localidades têm sofrido prejuízos significativos devido à intensa circulação de caminhões transportando minério. Esse impacto prejudica não apenas o turismo, mas também outros segmentos da economia e a preservação ambiental. A sobrecarga resulta em congestionamentos recorrentes em nossas vias, afetando negativamente a fluidez do tráfego e contribuindo para impactos ambientais indesejados”, relatou.

Ainda de acordo com o Domingos Costa, devido ao alto índice de acidentes, a rodovia frequentemente se encontra com o trânsito interrompido ou em lentidão, o que agrava ainda mais a situação. É preocupante notar que o usuário da rodovia vem pagando com a vida o lucro das empresas, evidenciando a urgência de medidas que assegurem a segurança e bem-estar da população que utiliza essa importante via de transporte. É crucial buscar soluções que equilibrem o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, o fomento do turismo regional e, acima de tudo, a proteção da vida dos usuários”, ressaltou.

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Comment (1)

  • helder Reply

    Impressionante com não e exigido contrapartida das mineradoras para utilizarem a rodovia 040 e 381, mesmo diante dessa estatística devastadora, com tantas mortes contabilizadas.

    17 de dezembro de 2023 at 09:48

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