Com a adoção de políticas públicas, treinamento de pessoal, uso de novas tecnologias, como a instalação de 500 câmeras de videomonitoramento e drones de reconhecimento facial, a cidade se destaca com um modelo de municipalização da segurança pública, com ações de prevenção aos crimes e de proteção aos cidadãos.
Há muito a se comemorar nestes 323 anos de história de Nova Lima. Um dos motivos para ser celebrado é o modelo de segurança pública que vem sendo adotado pela atual gestão. Uma simples análise dos números alcançados mostra a importância da política de municipalização da segurança pública, com políticas públicas preventivas. De acordo com estudo feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (SEJUSP), Nova Lima foi a cidade que apresentou a maior redução do número de crimes violentos em todo o Estado. O município registra uma redução de 49% das ocorrências de crimes violentos e uma diminuição de 25% do número de homicídios. A cidade também se destaca com os menores índices de criminalidade em toda a Região Metropolitana, que caíram de 253 em 2019 para 50 casos em 2023.
O secretário de Segurança e Trânsito, Cristiano Gomes, explica que os números refletem não apenas o cenário de seguridade do município, mas sobretudo a grandeza do resultado do trabalho da atual gestão para promover a segurança em ambientes urbanos em toda a cidade, por meio de ações de prevenção aos crimes e de proteção aos cidadãos. “São vários os fatores que impactam positivamente a segurança. O município trocou toda a iluminação por lâmpadas de LED e trouxe para visibilidade para as ruas, renovou sua frota de veículos, recebeu novos armamentos e novas tecnologias, como a instalação de 423 das 500 câmeras de videomonitoramento, adquiriu drones de reconhecimento facial que, inclusive serão usados em festas como o Carnaval. Hoje, ninguém entra ou sai de Nova Lima sem ser registrado por um desses aparelhos”, ressalta o secretário.
Câmeras Corporais
A grande novidade do momento, de acordo com o secretário, é a aquisição das Câmeras Corporais, as BodyCams, que realizam um monitoramento eficiente em tempo real. “Nova Lima será a primeira cidade de Minas a equipar a Guarda Civil Municipal com estas câmeras individuais. Elas são utilizadas nos coletes e têm a capacidade de gravar, transmitir vídeo, áudio e localização, e com isso auxiliar e garantir o trabalho dos agentes municipais. As bodycams armazenam as imagens por até 30 dias e vão municiar o Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP) para a tomada de posição. Esta é mais uma ferramenta importante na prevenção da segurança”, destaca.
O reforço também virá da realização de um concurso público para efetivação de mais 120 agentes da Guarda Municipal, que irá elevar o contingente da cidade para 215 guardas. De acordo com o secretário, a presença maior da força de segurança se concretiza com algumas ações e trabalho integrado entre a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil. Com isso, outros instrumentos de construção e efetivação de segurança estão sendo desenvolvidos. Entre eles, o projeto de construção de um novo quartel da Polícia Militar, através do repasse de R$ 6 milhões para o Estado erguer a obra, além da doação do terreno. Além disso, encontra-se em fase final de projeto a instalação da sede da Polícia Civil e que irá abrigar também a instalação física do Batalhão do Corpo de Bombeiros, em outro terreno cedido pelo município.
Deixe um comentário