Para quem quer chegar ao evento de moto, um ride vai sair às 10h da Milwaukee, que fica na rua Paulo Freire de Araújo, 380, bairro Estoril
No dia 16 de dezembro, os quilombos de Ribeirão, Rodrigues, Sapé e Marinhos, serão palco do “MotoFest nos Quilombos de Brumadinho”, uma continuação do 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho, O Mototurismo nas vivências do Céu de Montanhas, com a grife de Brumadinho MotoFest 2023, que foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro deste ano, na Comunidade de Palhano. O evento, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Rota Capitão Senra e da Rota Milwaukee, vai levar aos quilombos uma extensa programação musical, incluindo a apresentação de diversas bandas e músicos da região; barracas com a rica gastronomia, artesanato, arte e cultura de Brumadinho.
O local do evento, que começa às 11h e termina às 20h, será o quilombo de Ribeirão, na quadra em frente à igrejinha. Para chegar até lá, a turma das duas rodas promove um ride que sairá às 10h da Milwaukee, que fica na rua Paulo Freire de Araújo, 380, no bairro Estoril. Os ingressos são gratuitos e devem ser adquiridos na Plataforma Sympla. Para facilitar, você pode acessar o instagram @vemprorideoficial e ser direcionado para o evento no Sympla.
A programação do “MotoFest nos Quilombos de Brumadinho” inclui apresentações de diversas bandas, entre elas a MP3, grupo formado apenas por mulheres de Casa Branca, que promete fazer o público dançar, com o melhor do rock nacional e da MPB; o Projeto Batucabrum (percussão e Coral), a Banda Soul Much Blues, que vai tocar músicas de Tim Maia. Também vai subir ao palco que será montado no evento o cantor Márcio Nagô, nascido e criado em Brumadinho, que vai tocar composições próprias inspiradas nas belezas da região. Em uma tenda única, os quatro quilombos de Brumadinho terão espaço para explorar seus artesanatos, suas comidas típicas, seus cantos e música e sua rica culinária.
O “MotoFest nos Quilombos de Brumadinho” também será palco para apresentação de músicas e danças afro-brasileiras, feita pelo Grupo Negro por Negro e Dina, o Coral Pérolas Negras e o cantor William Witer, que faz sucesso na região. E, para abrir um sorriso no rosto de cada criança que estiver participando do evento, a programação também inclui o “Natal Solidário dos quilombos de Brumadinho”, com a participação de 191 crianças e a distribuição de presentes por Papai Noel. Esta é uma iniciativa solidária do Vem pro Ride, já em sua 4ª edição e que começou na pandemia de Covid 19 em 2020 levando presentes para as Crianças do Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira, quando não tinha escola e nem correio para apadrinhar as cartinhas das crianças.
Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o MotoFest nos Quilombos de Brumadinho é um evento que busca o resgate e a valorização da história, da cultura, da luta e das tradições dos quilombos, que se manifestam na música, na dança, na religião, na culinária e na arte. Minas é o terceiro Estado com maior concentração de comunidades quilombolas no país, atrás apenas da Bahia e do Maranhão.
Deixe um comentário