MPMG alerta cidadão sobre cuidados para não cair no golpe de falso pagamento do IPVA 2024

O calendário de vencimento do IPVA 2024 em Minas Gerais começa nesta segunda-feira, 15 de janeiro. Vítimas de golpe devem procurar o MPMG ou a delegacia de polícia mais próxima

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), alerta a população sobre cuidados a serem adotados, especialmente no ambiente virtual, para evitar golpes que induzam o cidadão à realização de falsos pagamentos do tributo.

Segundo informou o promotor de Justiça Mauro Ellovitch, responsável pelo Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPMG (Gaeciber), os golpes vêm acontecendo cada vez mais e consistem na utilização da internet – por meio de redes sociais – para simular uma via de pagamento de impostos falsa. “São sites e contas fraudulentos que simulam o próprio site da Secretaria de Estado da Fazenda. Há também casos que os golpistas colocam oportunidades para a pessoa pagar o IPVA com descontos acima do que é oferecido pelo Estado, com 5%, 10% e até 20%. E, em caso do pagamento ser feito por estas vias de site ou de uma conta específica, na verdade o imposto não será pago e a vítima vai sofrer um golpe”, alerta o promotor.

Ainda segundo ele, em 2023 cerca de 329 golpes foram consumados com o pagamento por via não oficial, gerando uma perda de mais de R$ 273 mil na arrecadação. Ele orienta que o cidadão deve realizar o pagamento somente através do site oficial ou através do próprio banco do correntista. As vítimas de golpe devem procurar o MPMG ou a delegacia mais próxima.

No caso de Minas Gerais, o pagamento do imposto deve ser feito exclusivamente por este link: https://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/pagamento.html.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *