Com legislação moderna e recursos 100% da iniciativa privada, a cidade busca criar um ambiente favorável para fomentar a economia local e para a atração de novos negócios.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Nova Lima vem trabalhando em uma série de ações para buscar sua independência financeira para além da atividade minerária. Contudo, entre tantas iniciativas em curso, deve-se levar em conta aspectos importantes, como, por exemplo, a qualidade do sinal de Internet. Pois, de pequeno a grande porte, uma coisa é fato: se o seu negócio não está na Internet, ele não existe.
Seja para oferecer serviços ou produtos, a rede mundial é essencial para o posicionamento de uma marca, estreitar relações entre clientes e fornecedores, enfim, para se fazer negócios – independentemente das fronteiras geográficas.
E foi pensando em criar um ambiente favorável para as empresas, para tornar a cidade mais conectada, atenta a uma tendência mundial e com marcos legais que propiciem avanços expressivos no quesito tecnologia, que a administração pública deu mais um passo importante ao criar legislação para a instalação de estruturas de telecomunicações e radiodifusão, entre elas, as antenas 5G.
Com isso, Nova Lima passa a ser um dos primeiros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com regulamentação específica para receber essas estruturas. Entre os ganhos, uma rede mais potente, veloz, com menor impacto ao meio ambiente, em conformidade com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com recursos são 100% da iniciativa privada.
Próximos passos
A liberação do sinal 5G e a instalação das antenas depende agora das operadoras, as quais precisam, antes, ter o licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente. Pela lei, fica proibida a instalação de qualquer equipamento em pontos públicos, imóveis tombados e os mesmos não podem gerar nenhum impacto visual. Em caso de descumprimento, elas serão autuadas e multadas
O diálogo com as empresas é mantido constantemente, sendo que as mesmas, inclusive, contribuíram e participaram ativamente da elaboração da lei. A expectativa é de que toda a cidade seja contemplada o quanto antes, uma vez que o município cumpriu requisito da Anatel, com legislação própria e moderna, e por sua posição estratégica dentro da Grande BH. Tudo isso coloca Nova Lima no caminho cada vez mais próximo de se tornar uma cidade inteligente.
Câmeras e cabeamento de fibra ótica vão deixar Nova Lima mais tecnológica e segura
Além das 410 câmeras de segurança espalhadas pela cidade, a prefeitura trabalha para oferecer o acesso gratuito da população à Internet.
Nos últimos dois anos, a administração municipal vem concentrando esforços para deixar Nova Lima cada vez mais tecnológica e segura. Para isso, estão sendo instaladas 410 câmeras pela cidade que, de um centro de comando, vão acompanhar e monitorar várias localidades, inclusive fazendo a vigilância de todos os prédios públicos. Além das câmeras, 150 km de cabeamento de fibra ótica também estão sendo instalados para disponibilizar o acesso gratuito à internet para a população, em breve, em dez pontos da cidade.
Na primeira fase, cerca de 158 câmeras serão instaladas, com acesso gratuito à internet, para os seguintes pontos: Praça Bernardino de Lima; Espaço Cultural; Rodoviária; Praça dos Mineiros; Bicame; Praça Agostinho Rodrigues de Mello (Honório Bicalho); Praça de Santa Rita (em frente à igreja); entrada principal do Parque Ecológico Rego dos Carrapatos; Praça Coronel Aristides e UPA.
Já a segunda fase ocorrerá no início de 2023, com a previsão de instalação de mais de 60 câmeras no Vila da Serra e Jardim Canadá.
O sistema de monitoramento conta a mais moderna tecnologia, conhecida por OCR (Optical Character Recognition ou Leitores Ópticos de Caracteres). As câmeras OCR são de alta precisão e podem identificar modelos, placas de veículos e outros detalhes que incluem caracteres, mesmo por veículos conduzidos em alta velocidade.
Algumas câmeras a serem instaladas em pontos específicos irão contar com um software que realiza também a leitura facial. As imagens captadas terão informações valiosas e serão compartilhadas com a Polícia Militar, através de um convênio já celebrado. Aliada ao policiamento ostensivo e ao trabalho de inteligência, esta ferramenta importante que o município está implantado vai contribuir significativamente para reduzir os índices de criminalidade na cidade, com resultados muito positivos para a segurança de Nova Lima.
Ao aliar a tecnologia para deixar a cidade mais segura e facilitar o acesso gratuito à internet, a prefeitura investe num ambiente mais propício para movimentar a economia local, para a inclusão da sua comunidade e atração de novos negócios.
Deixe um comentário