Rebel, a versão de entrada da RAM Rampage

A RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo é a versão de entrada da picape que vem fazendo bastante sucesso no mercado brasileiro. Entre os destaques dessa opção está o motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina, que gera 272cv de potência e 40,8kgfm de torque e proporciona uma performance bem esportiva, com boas acelerações e retomadas de velocidade.

Contribui bastante para esse resultado o trabalho do câmbio automático de nove velocidades, que trabalha de forma bem afinada com o motor. O nível de consumo pode ser considerado razoável se levarmos em conta que se trata de uma picape que pesa quase duas toneladas. Outros pontos positivos são o visual mais esportivo, o bom equilíbrio do conjunto de suspensão, a desenvoltura fora do asfalto e a lista ampla de equipamentos de conforto e segurança.

Em termos de estilo, destacam-se a cor preta que domina o conjunto e está presente na grade dianteira em colmeia, no nome da marca e no para-choque; nas coberturas plásticas nos para-lamas, nas maçanetas das portas, nas capas dos retrovisores e nas colunas centrais; e as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado e desenho bem esportivo. Se levarmos em conta as generosas dimensões externas (5,02m de comprimento, 1,88m de largura e 2,99m de entre-eixos), o espaço interno poderia ser melhor, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. A RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo tem capacidade de carga de 750 quilos e a caçamba acomoda 980 litros.

Por dentro, o acabamento é mais sóbrio, mas de boa qualidade, com revestimento em couro com costuras aparente nos bancos, (parcialmente) nos painéis de porta, no painel de instrumentos e no volante. O banco do motorista tem ajustes elétricos e o do passageiro da frente pode ter o mesmo ajuste opcionalmente no Pack Elite (ver opcional nos equipamentos). Para encontrar uma boa posição de dirigir, além das diversas regulagens elétricas do banco, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e ajustes elétricos dos retrovisores externos. O volante tem boa pega e é multifuncional.

Com estilo “flutuante” e posicionada bem no alto do painel, o sistema multimídia Uconnect tem tela sensível ao toque de bom tamanho (de 12,3 polegadas) e possibilita conexão sem fio com sistemas Android Auto e Apple CarPlay. No pacote de itens de conforto da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo, destaque para o ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas de ar traseira, sensores de chuva e crepuscular e controle automático de velocidade adaptativo com Stop & GO. Destaque para a lista de itens de condução semiautônoma, com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa, detecção de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de ponto cego e sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira.

A lista de equipamentos de segurança inclui anda sete airbags, controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e comutação automática do farol alto. Para ajudar a sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços reduzidos uma picape de mais de 5 metros, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e assistente de partida em rampa. O motor 2.0 com turbo e injeção direta de gasolina proporciona uma boa performance, garantindo boas acelerações (0 a 100km/h em apenas 7,1s) e retomadas de velocidade, que pode ser traduzido em ultrapassagens mais seguras.

Por outro lado, o consumo não é um dos pontos positivos da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo. Com apenas o motorista e ar ligado e numa tocada mais suave, o computador de bordo registrou médias em torno de 6,8km/l na cidade e de 10,6km/l na estrada. Trabalhando em boa sintonia com o motor 2.0, o câmbio automático de nove velocidades tem funcionamento suave. A tração 4×4, a boa altura do solo, os bons ângulos de entrada e saída e os pneus de uso misto proporcionam boa desenvoltura fora do asfalto. Com suspensão traseira multilink, a RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo consegue um rodar parecido com o de um automóvel de passeio, sem o “pula-pula” das picapes, ao mesmo tempo que transmite segurança nas curvas mais fechadas.

Preços
R$ 244.790,00 – Com pintura metálica (R$ 2.000,00) e Pack Elite (banco elétrico do passageiro de 12 vias, sistema de som Premium Harman Kardon de 10 alto-falantes com subwoofer e luzes ambiente em LED), R$ 6.000,00, sobe para R$ 252.790,00.

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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