Rua Ipê Rosa, no Vale do Sereno, será transformada em um espaço de lazer e convivência

A proposta do Grupo EPO é de um projeto que segue o conceito de placemaking, que busca melhorar o ambiente urbano, tendo como foco as pessoas.

Já imaginou se a sua rua pudesse ser a extensão da sua casa? Essa é a proposta do projeto do Grupo EPO, empresa que atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário mineiro, para o Vale do Sereno, em Nova Lima. O bairro vai se transformar em um espaço voltado para o lazer, entretenimento, cultura e arte.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o engenheiro-arquiteto e designer urbano, André Pessoa Ayres, e seguirá o conceito de placemaking, que busca melhorar o ambiente urbano, tendo como foco as pessoas. A primeira obra do projeto em andamento é a rua Ipê Rosa, na qual o Grupo EPO está construindo dois empreendimentos residenciais, o Brisa e o Luar.

“Vamos fazer uma rua acalmada, no qual a prioridade não são os carros, mas, sim, os pedestres. Queremos resgatar nas crianças o hábito de brincar na rua, andar de bicicleta, jogar bola, entre outras brincadeiras que as gerações passadas tiveram o prazer de aproveitar”, explica André Ayres. Ele pontua que, com a modernização e o crescimento dos centros urbanos, as crianças perderam essa liberdade, assim como adolescentes e jovens também pararam de se reunir nas esquinas para conversar com os amigos. O projeto terá um aporte de R$1,1 milhão.

Conceito de placemaking

O conceito de placemaking, em tradução literal, significa “criar lugares”. “Essa abordagem tem o objetivo de tornar os espaços públicos mais atrativos, vibrantes e vivos. E o foco dessa transformação é a conexão entre as pessoas. Além disso, a ideia é que espaços públicos possam ser reimaginados coletivamente e reinventados para se tornarem o coração de cada comunidade”, destaca André.

O projeto, com previsão de ser finalizado até o final de 2024, trará para a rua Ipê Rosa mobiliário urbano, brinquedos, desenhos no chão e espaço para realização de eventos. O local também será a primeira rua Pet Place da cidade. “Por meio da interação coletiva com os espaços públicos, as comunidades podem se tornar mais felizes e saudáveis. Com esse projeto, nosso objetivo é que todos, sejam moradores do Brisa, do Luar, visitantes e vizinhos, possam se apropriar da rua Ipê Rosa, e, assim, viver momentos especiais e criar memórias que serão contatadas para as gerações futuras”, enfatiza Guilherme Santos, diretor de Incorporação do Grupo EPO.

Vale do Sereno: ocupação vertical planejada

Um paraíso verde, que carrega uma beleza exuberante, preparado para acolher cada morador com sua individualidade. O Grupo EPO é um dos grandes responsáveis por transformar o Vale do Sereno em um dos melhores lugares para se morar, trabalhar e curtir as pausas da vida. A empresa juntou-se aos grandes nomes da construção civil mineira para assegurar uma ocupação vertical planejada, baseada em conceitos de sustentabilidade, com respeito à cota mínima de ocupação urbana e às extensas áreas verdes da região.

Além da iniciativa da Rua Ipê, há um projeto em desenvolvimento que transformará o Vale do Sereno em um bairro caminhável. O projeto está sendo pensado para atender o conceito de bairro de 15 minutos, deixando os moradores mais perto de tudo. É formado por espaços bem estruturados com travessas, calçadões e ruas mais vivas, com intervenções artísticas urbanas compondo o cenário.

Outra proposta é a criação do Boulevard das Acácias, um street mall que propõe a construção de um amplo calçadão, reunindo empreendimentos comerciais, entre eles o Prisma do Grupo EPO, de modo que as suas fachadas se encontrem por meio de um tipo de praça contínua em frente aos edifícios.

Também está prevista a revitalização das trilhas ecológicas que circundam o Vale do Sereno, que possuem caminhos com uma mata exuberante, de aproximadamente 40 mil m2 no entorno. A trilha vai ser composta por córregos, cascatas, sinalização, passarelas, mirantes e replantio de espécies nativas em algumas áreas, com rondas diárias em todo o trajeto.

O Grupo EPO está atuando, ainda, na construção da Igreja Bom Jesus do Vale, que contempla um projeto de uma esplanada em seu entorno. Desenhado pelo arquiteto Gustavo Penna, o projeto é integrado à natureza e à convivência. Será uma ampla esplanada com anfiteatro, que trará inúmeras possibilidades para a arte, a cultura e a música, além de resgatar a importância de se conectar com a espiritualidade e com o coletivo.

Share this post

Comment (1)

  • Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo Reply

    Numa região onde cada prédio é um bunker, um pouco de vida nas ruas vai cair bem.

    5 de fevereiro de 2024 at 09:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *