A troca de cobre da rede de semáforos por fios sem atratividade comercial levou a uma redução de mais de 90% nas ocorrências de furtos de cabos em Belo Horizonte. A medida começou a ser adotada pela Prefeitura em maio deste ano. Se em abril a BHTrans registrou 173 ocorrências de furtos de cabos nos semáforos, em setembro o número caiu para 16.
A queda nas ocorrências também impactou na redução na reposição dos cabos para os semáforos. Em abril, foram 11.334 metros de cabos furtados reimplantados nos semáforos da capital, com um investimento de R$ 100 mil. No mês de setembro foram 333 metros de cabos, com um investimento de pouco mais de R$ 2,9 mil.
De acordo com o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, em todos os locais onde aconteceu um furto foi implantado um cabo com liga de ferro, sem o mesmo valor comercial do cobre. “Os resultados foram ainda melhores e os valores que antes eram utilizados para reposição dos cabos em semáforos já podem ser empregados em novas melhorias para as vias da capital”.
Cabeamentos com liga metálica
Os furtos de cabos semafóricos acontecem por conta do cobre presente no material, que desde maio vem sendo substituído por liga metálica à base de ferro. O novo cabeamento dos semáforos realiza a condução de energia da mesma forma, sem prejuízo para a operação dos equipamentos. A população pode contribuir e denunciar casos de furtos de cabeamento elétrico ligando 190.
Deixe um comentário