Vamos falar da nossa relação com o Meio Ambiente?

A relação entre homem e natureza não é uma batalha, como muitos pensam. O sucesso da humanidade não se baseia em o homem vencer e dominar a natureza, mas sim do homem trabalhar em harmonia e respeito com o meio ambiente. Essa relação começa lá no início da história da humanidade, quando o ser humano se interessou pela natureza por necessitar do meio ambiente e demais seres vivos para sobreviver. Para isso, era importante que os primeiros seres humanos conhecessem o ambiente onde estavam e os seres vivos presentes nele, bem como os riscos e as ameaças envolvidas nesse convívio.

Inicialmente, observou-se uma relação harmônica e respeitosa onde o homem retirava apenas o necessário para viver. O meio ambiente era contemplado com cuidado, pois dele vinha todas as essências da vida. Havia um equilíbrio entre homem e natureza.

Num passado muito distante, há cerca de um milhão de anos, o Homo erectus (uma espécie do gênero homo) aprendeu a controlar o fogo e utilizava apenas essa fonte de energia em suas atividades. O fogo foi a primeira fonte de energia natural utilizada intencionalmente por nossa espécie. Durante muito tempo, a humanidade dependeu da madeira para geração de energia e, por isso, foi considerada um combustível universal. Com o passar do tempo, passou a utilizar outras formas.

Em um dado momento essa convivência harmoniosa foi deixando de existir, e a humanidade sofreu uma grande mudança de hábito, passando a viver o estilo de vida chamado urbano. A revolução industrial e o avanço tecnológico da humanidade foram transformando a nossa relação com a natureza. Iniciou-se uma afinidade predatória com o meio ambiente, e o desequilíbrio se instaurou onde o homem competia contra a natureza retirando todos os recursos possíveis, prejudicando não somente o reino animal e a fauna, mas também a ele mesmo.

Poluição do ar, rios, lagos, mananciais e mares, desmatamento predatório, contaminação ambiental do ar e do solo, doenças graves, espécies de animais entrando em extinção, mudanças climáticas, entre outros exemplos, causaram um grande impacto na relação antes harmoniosa entre homem-natureza.

É visível que toda a utilização dos recursos naturais resulta, em diferentes intensidades, em alguma agressão à natureza, ou seja, o ser humano pode causar menores ou maiores impactos no ambiente.

Nos últimos anos temos nos dado conta do desequilíbrio na nossa relação com o ecossistema, e estamos tentando reverter essa situação. Estamos começando a nos educar, voltando a ter a consciência de que o meio ambiente é essencial para a nossa vida, a nossa saúde e longevidade.

Adotar hábitos mais saudáveis, observar e cuidar melhor do nosso planeta, buscar meios alternativos e menos predatórios de consumo, tentando afetar cada vez menos a nossa biodiversidade, desenvolver métodos de avanço tecnológico que não prejudiquem tanto a natureza, são maneiras que a humanidade vem trabalhando em busca de um estilo de vida mais sustentável e que conserve os recursos ambientais.

Muitos ainda não possuem essa consciência, porém, precisamos deixar um legado de respeito à natureza para as gerações futuras e restaurar a nossa boa relação com o meio ambiente, para que nosso futuro seja próspero e a natureza continue fornecendo tudo o que precisamos para viver com respeito e harmonia hoje e sempre.

Juliana Mendes Vasconcelos / Bióloga / Ma. em Ciências e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável / Colaboradora da Promutuca / www.promutuca.com.br • adm.promutuca@gmail.com

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *