Vereadores aprovam a antecipação do fim das carroças em BH

A causa defendida pelo vereador Wanderley Porto e pelo deputado Fred Costa é aprovada pela Câmara de Vereadores de Belo Horizonte e vai para apreciação do prefeito Fuad Noman.

No último dia 17 de outubro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou o projeto de lei que reduz o prazo para o fim das carroças na Capital. O Projeto 545/2023, de autoria do Wanderley Porto (Patriota), altera o texto da Lei 11.285, criada em 2021. Nela, foi estabelecido o prazo de 10 anos para a extinção da tração animal na cidade, cinco anos a mais que o tempo proposto pelo vereador.

Wanderley Porto explica que, como já se passaram mais de dois anos de aprovação da lei que estabeleceu o prazo de dez anos, com a redução aprovada pelos vereadores, restarão dois anos e meio e a proibição entrará em vigor em janeiro de 2026. “Casco não combina com asfalto. Estou contando os minutos para o fim das carroças na cidade”, afirma o vereador. “A tração animal no meio urbano submete os animais a condições extremas e inadequadas. A falta de aderência do solo e a disputa por espaço geram colisões com motos e carros. Além disso, a topografia de BH, o estresse provocado pelo barulho, a temperatura e a sobrecarga, evidenciam os malefícios das carroças para os animais e para quem transita pela cidade”, justifica o vereador Wanderley Porto.

A Prefeitura recolhe dezenas de equinos nas ruas de Belo Horizonte todos os anos, no entanto, a falta de terreno para pastagem e o alto custo da alimentação adequada, somados ao abandono de animais idosos e doentes perpetuam o problema. “Recebo denúncias constantes de cavalos desnutridos, comendo lixo, atropelados e feridos”, alerta o vereador Wanderley Porto.

Um comitê intersetorial na Prefeitura está discutindo formas de encaminhar os carroceiros para outras opções de trabalho e de atendê-los em programas sociais. O projeto de lei segue para apreciação do prefeito Fuad Noman.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *